Conectado por
Governo de Rondônia

Educação

Secretaria Municipal de Educação capacita professores de matemática

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Mathema, vêm realizando, desde maio deste ano, formação continuada em matemática para professores e técnicos da rede. O curso tem duração de 256 horas na modalidade semipresencial.

Segundo Glória Melo, diretora da Divisão de Formação da Semed (Difor), uma vez ao mês a formadora do Mathema, professoradoutora Pricilla Cerqueira, autora de planos de aula da Revista Nova Escola, vem a Porto Velho ministrar aula presencial aos professores cursistas.

“A finalidade do curso é formar professores multiplicadores dos conhecimentos da matemática e da didática específica dela, que atuarão em formação dos demais professores da rede, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem do letramento matemático nas escolas”, disse ela.

O resultado de proficiência em matemática apresentado pelo IDEB de 2015 revelou que apenas 21% dos alunos que fizeram a Prova Brasil alcançaram o conhecimento esperado, sendo que 24% apresentaram preparação insuficiente e 51% pouco aprendizado. Apenas 4% dos alunos mostraram estar em nível avançado de conhecimento em matemática.

Com base nesses resultados, a Secretaria Municipal de Educação vem investindo na formação das equipes gestoras das escolas e dos professores na intenção de mudar esse contexto, e assegurar que as crianças da rede tenham aprendizagem de excelência em todas as áreas do conhecimento.