Conectado por
Governo de Rondônia

Mato Grosso

Secretaria de Saúde incentiva o aleitamento materno no Agosto Dourado

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Durante o mês de agosto, acontece a Campanha Mundial do Aleitamento Materno, também conhecido como Agosto Dourado, Lucas do Rio Verde realizou várias ações nos Postos de Saúde da Família para incentivar as novas mamães.

Entre as ações houve palestras com pediatras, nutricionistas e enfermeiras, teatros e rodadas de conversas. A campanha de incentivo a amamentação foi intensificada durante este mês em todas as unidades de saúde. No entanto, o trabalho faz parte do dia a dia dos PSFs, por meio do programa de acompanhamento ao recém-nascido, puericultura.

O secretário de Saúde, Rafael Bespalez, explicou que o trabalho de incentivo ao aleitamento materno faz parte do cronograma anual e por isso Lucas possui bons números em relação à média nacional.

“No aleitamento temos três momentos, o primeiro é logo após o parto a média nacionaç é de 40% dos bebês tem esse aleitamento em Lucas são 60%. Já a manutenção da amamentação até os seis meses a média nacional apresenta 40%, nossa cidade é o dobro, ou seja 80% dos bebês são alimentos com leite materno. E crianças até dois anos que ainda amamentam a média nacional é de 26% e em Lucas é de 43%”.

BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO

* Redução da gravidade e incidência de diversas infecções (vírus, bactérias) devido a existência de anticorpos presentes no leite;

* Diminuição do risco de doenças crônicas como diabetes do tipo 1 e 2, cânceres, obesidade, doenças alérgicas e desordens digestivas;

* Crescimento e nutrição favorecidos devido a facilidade de digestão e a presença de agentes antimicrobianos, fatores anti-inflamatórios e vitaminas;

* Melhora o desenvolvimento cognitivo e intelectual, uma vez que, o leite apresenta elementos importantes para o crescimento e funcionamento do cérebro.