Conectado por

Amazonas

Sebrae tem forte atuação no turismo e propõe rotas integradas na Amazônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Além do fortalecimento do turismo interno, é preciso aproveitar a posição estratégica de Rondônia

O turismo tem realmente sido um dos grande eixos de atuação do Sebrae em Rondônia nos últimos anos. Além do fortalecimento da pesca esportiva em Porto Velho e do planejamento e da ordenação da atividade junto aos municípios, é preciso, concomitantemente, pensar o turismo integrado na Amazônia, e esta é uma das propostas do Sebrae em Rondônia para um encontro que será realizado no próximo dia 21 no Rio de Janeiro, proposto pelo Sebrae em Mato Grosso, para debater a Amazônia.

P U B L I C I D A D E

O programa Cidade Empreendedora prevê a atuação em dez eixos de desenvolvimento que possam concorrer para gerar novos negócios e ampliar o círculo virtuoso que isso proporciona aos territórios. Entre os eixos, o de desenvolvimento setorial, está inserido o turismo, e o Sebrae tem iniciado um trabalho junto aos municípios que identificaram este vetor de desenvolvimento, além dos estudos para elaboração de Planos Municipais de Turismo, onde são realizadas pesquisas de demanda e oferta, inventário da oferta turística, um diagnóstico, um prognóstico e um plano de ação.

Além disso, ações para promover o turismo de pesca na capital e uma nova iniciativa junto ao Senac de Rondônia para promover consultorias em prestadores de serviços turísticos para identificar eventuais fragilidades em sua operação são outros exemplos de atuação no turismo do Sebrae em Rondônia.

Por ocasião do encontro com foco no bioma Amazônia, proposto pelo Sebrae em Mato Grosso com participação das demais unidades do Sebrae da Amazônia Legal, o turismo não pode deixar de ser tema para o desenvolvimento da região. Mais especificamente com rotas integradas, incluindo mais de um estado numa roteirização onde a experiência amazônica e sua rica cultura, gastronomia, fauna e flora podem ser instrumentos de desenvolvimento.

“A Amazônia é o maior ativo que temos não apenas pela questão ambiental, mas também pelo viés econômico. Sua utilização racional pode e deve ser uma grande mola propulsora de desenvolvimento. Com base nos roteiros integrados que queremos, privilegiando nossa posição geográfica, estrategicamente posicionada próximo a países andinos, precisamos também criar um sistema de proteção à Amazônia, por exemplo. Quem sabe um sistema de prevenção e combate a incêndios, extensivo até ao Pantanal? Precisamos pensar, planejar, mas também partir para ação”, diz Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, que levará tais propostas ao encontro no Rio de Janeiro.

Certamente serão propostas que serão muito bem recepcionadas, pois a Missão dos Sebrae é fomentar a geração de negócios e sua sustentabilidade. Num segundo momento, outras entidades devem se inserir, inclusive da esfera pública.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessado o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br