Conectado por

Religião

“Se Deus é soberano, por que há tanto sofrimento?”, John Piper responde


Compartilhe:

Publicado por

em

John Piper (Foto: Reprodução/YouTube)

P U B L I C I D A D E

 

Recentemente, um homem anônimo enviou um e-mail questionando o pastor John Piper dizendo “Pastor John, se Deus está no comando, por que há tanto sofrimento ao nosso redor?”.

Segundo John Piper, o problema do sofrimento não é que o mundo tenha piorado, apesar de ser muito ruim, mas o pior é que por milhares de anos, o mundo o teve muito pior do que é hoje em termos de sofrimento horrível. O pastor compartilha três pensamentos sobre como permanece crente em meio ao sofrimento.

As Escrituras não são ingênuas

Primeiramente, o pastor citou o quanto o absoluto realismo da Bíblia chama sua atenção, citando Deuteronômio 28. Segundo ele, nossas objeções aos caminhos de Deus não são porque vimos as coisas de forma mais clara ou honesta do que a Bíblia as vê.

Esse é o primeiro passo. Não se pode jogar fora a Bíblia porque é ingênua ou enganosa ou um acobertamento dos sofrimentos que o próprio Deus ordena.

Testemunhas do Pecado

Aqui está o segundo passo: Segundo Piper, ele diz que os horrores físicos no mundo podem fazer sentido, ter significado e eventual resolução justa apenas se viermos a abraçar a realidade bíblica de que pecar contra um Deus infinitamente sábio,  justo e bom é um ultraje moral maior do que a indignação física de séculos de sofrimento global.

“Até onde posso dizer, e até onde a Bíblia revela, não há uma correlação clara entre a extensão do sofrimento de um indivíduo neste mundo e a extensão de sua culpa. O que estou me referindo é o que Paulo diz em Romanos 8:20-23”, disse.

Cristo morreu por pecadores

Finalmente, citando Romanos 5:8, Piper revela que, o que o faz ainda ser crente, é que Deus enviou seu Filho para este mundo para sofrer um ultraje moral maior do que a indignação contra seu Pai por todo o seu povo em seu pecado.

“Portanto, todos os que acreditam terão vida eterna; todos os que acreditam terão alegria eterna. Então eu não afirmo que tal fé é simples ou fácil. É um dom, e eu sou simplesmente testemunhando como é que eu ainda sou um cristão”, disse ele, segundo Desiring God.
https://www.gospelprime.com.br
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br