Conectado por

Agronegócios

Santana do Araguaia (PA) avalia mais de 400 animais na 27ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 


Compartilhe:

Publicado por

em

A 31ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023 ocorreu no dia 17 de novembro na unidade Friboi em Santana do Araguaia (PA), marcando a 27ª etapa realizada no Brasil neste ano. No evento, 422 animais foram avaliados, dos quais 350 eram machos não castrados e 72 fêmeas e contou com 10 pecuaristas participantes. Nesta etapa, a organização ficou a cargo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) e o Frigorífico Friboi. A Matsuda Sementes e Nutrição Animal ofereceu apoio ao evento.

P U B L I C I D A D E

“Os pecuaristas são os verdadeiros protagonistas, que fazem deste evento um sucesso etapa após etapa. A participação ativa dos criadores não só eleva o nível dos animais, mas também impulsiona a qualidade genética e a produção de carne Nelore em todo o Brasil”, comenta Victor Miranda, presidente da ACNB.

Miranda reconhece e valoriza o esforço e a paixão dos pecuaristas. “A ACNB se orgulha de estar ao lado desses dedicados profissionais, incentivando e reconhecendo o papel crucial que desempenham na construção de um setor pecuário inovador. ”

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Entre os machos avaliados, 73% desses animais apresentavam até dois dentes incisivos permanentes, indicando cerca de 2 anos de idade. Além disso, 81,5% dos machos registraram um peso superior a 18 arrobas, com uma média de 19,5 arrobas.

Marco Antônio Gil, da Fazenda Guadalupe (Santa Maria das Barreiras/PA), recebeu a Medalha de Ouro, enquanto a Medalha de Prata foi concedida a Cláudia Nicchio, da Fazenda Caropa (Cumaru do Norte/PA). Alysson Soares Siqueira, da Fazenda Uberaba (Santana do Araguaia/PA), conquistou a Medalha de Bronze.

Além disso, Rubens Eduardo Sauer Marcondes Pereira, da Fazenda São João Batista (Santana do Araguaia/PA) foi premiado com a Medalha de Ouro, com seu Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens.

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

Na categoria de Fêmeas, 57% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando idade de aproximadamente 2 anos. Além disso, 74% das fêmeas registraram um peso superior a 13 arrobas, com uma média de 14 arrobas. Destaca-se que todas as fêmeas submetidas à avaliação foram terminadas em pastagens.

Paulo Henrique Goulart Fernandes Dias, da Fazenda Paraporá II (Cumaru do Norte/PA), conquistou a Medalha de Ouro, enquanto Valter Rodrigues Minari, do Sítio Nossa Senhora Aparecida (Cumaru do Norte/PA), recebeu a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze foi concedida a Elaine Gunnar Souza Costa, da Chácara Celwales (Santana do Araguaia/PA).

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

www.textoassessoria.com.br    

Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br