Conectado por

Mundo

Rússia ataca Ucrânia pela terra, pelo ar e pelo mar


Compartilhe:

Publicado por

em

Putin fala na gravação original sobre o reconhecimento das repúblicas, no dia 21 – Alexei Nikolski – 21.fev.2022/AFP

P U B L I C I D A D E

É o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra; Putin justificou ação militar para proteger separatistas no leste e ameaçou quem tentar interferir. ONU pediu que ele recue e Biden disse que guerra será catastrófica.

Presidente ucraniano convoca homens ao alistamento

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta feira (24) que o seu país foi “deixado sozinho”, e convocou uma mobilização geral de todos os homens com idade entre 18 e 60 anos para as forças armadas.

O presidente da Ucrânia, Zelensky

O presidente da Ucrânia, Zelensky (Foto: GloboNews/Reprodução)

“Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado”, disse Zelensky em um pronunciamento televisionado. “Quem está disposto a lutar conosco? Não vejo ninguém. Quem está disposto a dar à Ucrânia uma garantia de adesão à Otan? Todos estão com medo.”

Em um documento oficial publicado pouco antes do discurso, ele instituiu um decreto geral dirigido a homens de 18 a 60 anos, que devem permanecer no país preparados para se juntar às forças de segurança.

A mobilização vai durar pelo menos 90 dias. Zelensky também pediu que voluntários se apresentem para diversos serviços no país.

Japão e Nova Zelândia endurecem medidas contra a Rússia

O governo japonês anunciou que irá impor sanções “imediatamente” contra a Rússia nas áreas financeira e militar.

A Nova Zelândia informou que vai impor restrições de viagens para a Rússia e vai proibir a troca de equipamentos militares.

137 ucranianos foram mortos em ataques russos, diz presidente Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que ao menos 137 cidadãos ucranianos morreram após os ataques russos no país.

“137 heróis, nossos cidadãos, perderam a vida”, disse o presidente em um pronunciamento televisionado.

Ainda de acordo com o líder ucraniano, outras 316 pessoas ficaram feridas nos combates.

“De acordo com as informações que temos, o inimigo me marcou como algo número 1, e minha família, alvo número 2”, disse Zelensky.

VÍDEO: ‘Guerra de palavras’ – Putin e Biden travaram confronto por meses; relembre

Antes do conflito iniciado nesta quinta-feira na Ucrânia, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, travaram por meses uma verdadeira guerra de palavras. Relembre o confronto retórico que antecedeu a invasão russa.

‘Guerra de palavras’: Putin e Biden travaram confronto por meses; relembre

Bolsonaro diz que fala de Mourão sobre guerra na Ucrânia não representa a posição oficial do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse que a fala do seu vice sobre a guerra na Ucrânia não representa a posição oficial do Brasil.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou mais cedo que o Brasil não concordava com a invasão da Rússia à Ucrânia.

“Quem fala sobre esse assunto é o presidente. E o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ponto final. Com todo respeito à essa pessoa que falou isso, e falou mesmo, eu vi as imagens, está falando algo que não deve. Não é de competência dela. É de competência nossa”, disse o presidente em sua live semanal.

Sem plano de resgate para brasileiros

O secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, Leonardo Gorgulho, disse que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia.

Ucrânia decreta mobilização popular

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou que cidadãos com idade para servir no exército poderão fazê-lo, segundo informações da agência de notícias russa Interfax.

A decisão já havia sido citada mais cedo nesta quinta-feira quando o líder ucraniano pediu o apoio dos moradores do país após a invasão russa.

A mobilização seria realizada em até 90 dias após a entrada em vigor do decreto, segundo informações do site oficial do governo da Ucrânia.

Zelensky também pediu que voluntários se apresentem para diversos serviços no país, e pediu que os ucranianos que pudessem, doassem sangue para abastecer os estoques.

57 mortos no 1ª dia de ataques na Ucrânia

Ao menos 57 pessoas morreram e outras 169 ficaram feridas na Ucrânia após os ataques russos desta quinta-feira, disse o ministro da Saúde da Ucrânia, Oleh Lyashko.

Bombardeios seguem na região separatista de Donetsk, segundo o vice-ministro da Defesa.

Uma autoridade americana disse à agência Reuters que os russos dispararam mais de 160 mísseis contra alvos ucranianos.

Ainda de acordo com a autoridade do departamento de Defesa dos EUA, que não quis se identificar, as forças russas avançam em direção à Kiev enquanto Moscou continua a enviar tropas para o país.

Sean Penn está na Ucrânia para filmar documentário sobre invasão russa

Sean Penn assiste a uma entrevista coletiva do governo ucraniano nesta quinta-feira (24), em Kiev. Ele está no país fazendo um documentário sobre a invasão russa

Sean Penn assiste a uma entrevista coletiva do governo ucraniano nesta quinta-feira (24), em Kiev. Ele está no país fazendo um documentário sobre a invasão russa (Foto: Divulgação / Governo da Ucrânia)

O ator e diretor Sean Penn está na Ucrânia para fazer um documentário sobre a invasão russa. O governo ucraniano divulgou uma foto dele assistindo a uma entrevista coletiva da equipe presidencial sobre a guerra nesta quinta-feira (24).

O documentário será feito por Sean Penn em parceria com a Vice Studios, que confirmou a informação à revista “Variety” nesta quinta.

De acordo com a revista “Newsweek”, Sean Penn chegou à Ucrânia nesta semana e já falou com membros do governo, militares e jornalistas locais para o filme.

Sean Penn já havia visitado a Ucrânia e começado o planejamento de um filme em novembro de 2021, ocasião em que o governo do país divulgou fotos de encontros com o artista.

G1

Video

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br