Conectado por

Agricultura

Road-Show: 27 comunicadores de 11 estados participam de imersão no mundo do agronegócio


Compartilhe:

Publicado por

em

 Já imaginou 27 jornalistas e influenciadores do agro de 11 estados diferentes dentro de um ônibus para percorrer mais de 2 mil quilômetros? Bom, foi exatamente isso que a Texto Comunicação fez na última semana e vem fazendo isso desde 2004, cada ano, uma nova edição do Road-Show.

P U B L I C I D A D E

As jornalistas do Portal Sou Agro, Débora Damasceno e Sirlei Benetti embarcaram nesta imersão no agronegócio para buscar conteúdos de qualidade a você nosso agronauta e também trocar experiências com os demais profissionais que integraram um grupo sensacional.

Tudo começou no último dia 12. Débora e Sirlei embarcaram no aeroporto de Cascavel, Oeste do Paraná rumo a São Paulo capital para encontrar o restante do grupo que pegaria estrada bem cedo no dia 13 para iniciar a jornada da comunicação do agro.

E olha só a força deste encontro: profissionais de comunicação de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

LANÇAMENTO DA EXPOZEBU

Pois bem, na manhã de 13 de março, essa galera toda foi rumo ao centro de São Paulo, onde aconteceu o lançamento da a maior exposição de pecuária do Brasil, a ExpoZebu 2023, na sede da Sociedade Rural Brasileira, com organização da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

NOVO COMPLEXO DA MCASSAB

Depois disso, o grupo partiu rumo à cidade de Jarinu que fica 75 quilômetros da capital de São Paulo, foi lá que conhecemos o novo Complexo Operacional da MCassab Nutrição e Saúde Animal. Inclusive, parte da produção feita por lá chega até às cooperativas paranaenses. São 4 importantes linhas de produção: uma exclusiva para a fabricação dos produtos da Linha PAC saúde animal e três linhas para nutrição animal, sendo uma para produtos de origem animal, outra para produtos que podem conter medicamentos e a linha branca para produtos sem medicamentos.

FAZENDA COLORADO

Saindo da MCassab, o destino foi Araras, mais aproximadamente 135 quilômetros de estrada. Por lá, foi a estadia para pouso. No dia seguinte por meio da Vetoquinol Saúde Animal, essa equipe toda foi até a Fazenda Colorado, que fica em Araras, é a maior produção de leite do Brasil, com 100 mil litros por dia. Onde foi possível conhecer toda a produção, desde os bezerros até o momento da ordenha. Experiência única.

A Vetoquinol Saúde Animal iniciou 2023 com uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo. Mas sua história começou nove décadas atrás. Em 2011, o Brasil passou a fazer parte da história da Vetoquinol, que se estabeleceu no país que tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo (cerca de 75 milhões), mais de 215 milhões de bovinos, 40 milhões de suínos e 6 milhões de equinos. Após pouco mais de uma década, a companhia registra crescimento constante, acima da média do mercado.

AGROJOR

Após isso, a recepção foi na sede da fazenda com um almoço feito especialmente para os visitantes. Foi lá que o grupo também teve a oportunidade de conversar com o jornalista Luiz Pitombo, que falou em nome da Rede AgroJor criada para profissionais da comunicação do agronegócio.

AGRO-PECUÁRIA CFM

Depois de Araras, o rumo era São José do Rio Preto, mais 288 quilômetros de estrada. Foi lá que todos passaram a noite para continuar às visitas no dia seguinte. Na quarta-feira (15) bem cedo, o grupo foi para Mirassol, bem pertinho, cerca de 15 quilômetros, para conhecer a Agro-pecuária CFM: programa de melhoramento genético da Raça Nelore.

Com a comercialização cerca de 46 mil touros Nelore CEIP produzidos desde o início do programa de seleção, reforçando a posição de liderança no mercado de reprodutores no Brasil. Os reprodutores foram comercializados para todos os estados brasileiros e o Paraguai. Cerca de 60% dos touros são vendidos para pecuaristas que voltam às compras e que, muitas vezes, adquirem a genética CFM todos os anos.

TROUW NUTRITION/BELLMANN

Em seguida, ainda em Mirassol, a visita foi à fábrica da  e Apresentação de Nutri-Opt. A Trouw Nutrition é uma organização global de nutrição animal que se preocupa em construir um futuro mais sustentável, tanto para indústria como para as pessoas em todo o mundo. NutriOpt é um conjunto de soluções e serviços digitais integrados para apoiar os produtores com conhecimento nutricional, dietas aprimoradas e consistentes, além de otimização da performance animal.

GENEX

No fim do dia, o grupo pegou estrada mais uma vez, foram cerca de 240 quilômetros até Uberaba em Minas Gerais, por lá a imersão foi na genética. Na quinta-feira (16), o ônibus da comunicação foi direto para à central de genética Genex. Com história pautada no cooperativismo, se diferencia no mercado ao focar no atendimento colaborativo e personalizado, com visão 360º dos rebanhos dos clientes. E mais: busca a agregação de valor para todos os envolvidos, levando em conta as futuras gerações – de vacas e touros, mas, sobretudo, da humanidade.

ALTA GENETICS

Depois, o destino foi na central Alta Genetics. Presente em mais de 90 países, a Alta possui nove centrais de coleta no mundo (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China – sendo a única empresa multinacional com licença para produzir sêmen neste país). A Alta faz parte do grupo Koepon Holding, uma das maiores organizações privadas de agricultura e agronegócios do mundo com rebanho holandês de cinco mil matrizes em produção.

ABS

A última visita do dia, foi na Central de inseminação ABS. Com mais de 80 anos de experiência, presentes em mais de 70 países com mais de 1.600 colaboradores. Sendo parceiros de produtores progressistas e orientados pela genética, fornecendo soluções personalizadas para ajudar a produzir leite e carne de alta qualidade.

BIOTROP

No fim do dia, o grupo retornou à Araras, com 315 quilômetros de estrada, seguindo rumo ao último dia de Road-Show. Depois do descanso, na sexta-feira (17), os integrantes desta imersão seguiram para a Visita à Biotrop Soluções em Tecnologia Biológica em Jaguariúna, cerca de 85 quilômetros de Araras. A Biotrop é referência em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura. A Biotrop, referência em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura, inaugura sua sede global em Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo. Resultado de investimento de R$ 1,2 milhão, o imóvel celebra o quinto aniversário da empresa, fundada na mesma cidade, há 5 anos.

FIM DO ROAD-SHOW

No meio da tarde, o encontro chegava próximo do fim, o ônibus da comunicação do agro, voltava para São Paulo capital, onde cada um retornaria para casa. Cada profissional com materiais importantes, mas acima de tudo, com muito mais conhecimento, com novos amigos, novos aprendizados e é claro com gostinho de quero mais, afinal, amamos comunicar o agro.

Finalizo este texto com algo muito especial, escrito pelo colega Vicente Delgado, do Portal Agronews onde ele integrou todos os veículos participantes em uma reflexão bem especial.

“Assim como o Brasil, o Agro é um gigante pela própria natureza. Neste enorme cenário de belezas e muitas riquezas naturais, percebemos que não há distância entre as MONTANHAS CAPIXABAS do Espírito Santo e o VALE AGRÍCOLA de Santa Catarina, principalmente quando se trata de agronegócios.

Também podemos ver claramente nesse MUNDO COOPERATIVO formado por grandes empresas e importantes produtores, que os números, resultados e histórias de sucesso, estarão sempre disponíveis nessa REVISTA RURAL da vida sertaneja.

SOU AGRO por natureza, minha paixão é comunicar as coisas boas que acontecem dentro da porteira, nesse extenso TERRITÓRIO DA CARNE, da soja, do milho, do leite, do peixe e de tantas outras atividades desenvolvidas nesse NEGÓCIO RURAL tão lucrativo.

É fácil notar o tamanho deste gigante. Os números estão aí e nos mostram que a produção agropecuária brasileira só aumenta a cada dia, graças a tanto suor e diversas tecnologias que foram incorporadas para acelerar esse processo. Em um gráfico ascendente e vertiginoso, distribuído nessa linha do tempo que é bem diferente de uma vida urbana, onde cada MINUTO RURAL corresponde a praticamente uma geração.

A AGRO CULTURA que criamos ao atravessar esse grande PORTAL DO AGRONEGÓCIO fica impregnada em nossas almas. Somos impactados não só pelos números do setor, mas principalmente pelas histórias de vida daqueles que fazem isso acontecer.

Sabemos que o NORTE AGROPECUÁRIO, O NORTÃO, o AGRO SUL ou o grande Centro-oeste do Brasil, são regiões onde AGRO e PROSA se conectam, nos brindando com muitas histórias e causos memoráveis. Mesmo com tanto avanço na tecnologia da informação, internet e as redes sociais deste novo mundo digital, não podemos esquecer que na TV do campo, o CANAL DO MATOPIBA, assim como o CANAL DO BOI estão sempre ligados, transmitindo as melhores práticas desta atividade tão importante para a nossa vida.

Alimentar o mundo não é somente uma necessidade, mas uma nobre missão destes homens e mulheres que dedicam suas vidas para tornar este AGRO IN natura, em uma grande esteira de negócios, gerando emprego e renda para nossa gente.

Enfim, esse é o AGRO EM MOVIMENTO que procuramos comunicar diariamente, seja na produção de vídeo, foto ou TEXTO, estamos sempre conectados gerando boas notícias. É neste grande AGRONEWS de informações, tanto para quem produz, quanto para quem consome, que formamos essa CONEXÃO RURAL tão forte, entre produtor e imprensa, sempre a favor do campo.

E para finalizar só tenho uma coisa a dizer: Esse ROAD 2023 realmente foi um SHOW!”

Fonte: (Débora Damasceno/Sou Agro)

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br