Conectado por

Artigos & Colunas

RD Política: Creches emperram na contratação de pessoal, Ribamar Araújo prefeito de Candeias, Aldo se destaca na disputa pela Prefeitura de Rolim de Moura – Por Valdir Costa


Compartilhe:

Publicado por

em

Creches – Porto Velho teve liberada a construção de 12 creches graças a emendas de políticos da área federal (senadores e deputados). Duas foram construídas (Alphaville e Socialista) que estão abandonadas e sofrendo as ações do tempo, porque não foram inauguradas. O assunto já foi abordado na coluna e o abandono ocorre, porque as prefeituras não têm interesse –e nem condições financeiras– de bancar a logística (recursos humanos). O político libera emenda para a obra, o empreiteiro é favorecido, o empresário que fornece equipamento e móveis também e a prefeitura não faz a sua parte contratando o pessoal, porque é uma despesa elevada, permanente e crescente.

Maternidade – A situação das creches é a mesma da Maternidade Municipal de Porto Velho. A creche foi construída, equipada com aparelhos dos mais modernos, mas demorou meses para ser inaugurada. O prefeito Carlinhos Camurça, não quis assumir a responsabilidade de colocar a maternidade em funcionamento, porque o município teria que contratar médicos, enfermeiros e pessoal administrativo. A maternidade só foi inaugurada pelo prefeito-eleito, o sucessor Roberto Sobrinho (PT), que ficou com o ônus de contratar os recursos humanos. Construir, equipar não é tão difícil, pois as emendas garantem os recursos, mas não há emendas definitivas, permanentes, específicas. Construir e equipar é fácil e todo mundo ganha (políticos, empresários que constroem e vendem os equipamentos), menos o cidadão, que banca tudo e fica sem o serviço. É o fim da rosca…

Candeias – As eleições municipais de 2020 já movimentam políticos que postulantes a disputar prefeituras e câmaras de vereadores. Em Candeias do Jamari o deputado federal Lindomar Garçon (PRP-RO), que não conseguiu se reeleger é um dos pretendentes, já que ficará sem mandato a partir de fevereiro do próximo ano. O deputado estadual Ribamar Araújo (PR) também deverá entrar na disputa da Prefeitura de Candeias, município que poderia ser o grande polo industrial de Rondônia aproveitando a estrutura logística de Porto Velho. O atual prefeito, Luis Ikenohuch (DEM), que assumiu, após o assassinato de Chico Pernambuco (PSB) é pré-candidato à reeleição.

Federal – A ação na manhã de hoje (28) da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, com a prisão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) demonstra, porque uma das cidades mais lindas do mundo está falida econômica e financeiramente. É o quarto governador do Rio de Janeiro que vai para a cadeia em razão da prática de condenáveis atos de corrupção, do roubo do dinheiro público. A Operação Lava-Jato continua e deverá ampliar seu leque de ação para outros Estado, com governantes (sic) não menos corruptos que os do Rio de Janeiro. Até quando?

Rolim – No próximo dia 9 teremos eleições suplementares em Rolim de Moura para eleger o prefeito e o vice. Luizão do Trento (PSDB) eleito em 2016 teve o registro da candidatura cassado, por isso a necessidade de novas eleições. O vereador e presidente da câmara, Aldo Júlio Pereira (MDB) é um dos candidatos e como está ocupando a vaga de prefeito, porque teve que assumir devido a cassação de Luizão, já pagou os salários dos servidores nos últimos três meses dentro do mês trabalhado e disse que pagará o 13º antes do Natal. O município está em crise econômico-financeira, mas Aldo vem dando conta do recado e deverá ser eleito como novo prefeito do município.  

Respigo

O corte de voos de Porto Velho para o centro-sul do Brasil pela Gol foi motivo de reunião entre representantes da empresa, Procon e Ministério Público (MP) estadual esta semana. A empresa alegou que estava tendo prejuízo em voo à tarde para Brasília, mas que não houve prejuízo para os passageiros e às empresas que comercializam as passagens +++ O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) usou a internet para denunciar as notícias falsas veiculadas em redes sociais. As fake news como é gosto dos brasileiros em americanizar quase tudo criam situações constrangedoras veiculando fatos que não são fatos, uma lástima +++ Muitos questionamentos sobre nota da coluna de ontem (28) sobre ação policial monstra projetada para breve envolvendo servidores públicos que teriam praticado atos de corrupção. Como prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém se recomenda que preservar a fonte é uma das obrigações do jornalismo +++ Mas que o bicho vai pegar não há como negar. É só uma questão de mais dias, menos dias.  

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento