Conectado por

Religião

Quaresma x evangélicos: participar ou não?


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante a Quaresma, que inicia hoje, quarta-feira (22), o cristão é convidado a se aproximar mais de Deus.

P U B L I C I D A D E

O período de 40 dias de preparação para a Páscoa é uma tradição católica, entretanto os evangélicos têm a liberdade de escolher se quer participar ou não, pois a quaresma não é um mandamento bíblico.

Em geral, as pessoas que aderem à tradição a utilizam para refletir, orar e jejuar. É tempo de arrependimento e disciplina, que prepara o coração para a alegria da festa da Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus.

Para entender mais sobre esse importante período, sugiro a leitura do livro “Viva a Ressurreição”, do pastor, teólogo e escritor, Eugene H. Peterson – autor de mais de trinta livros, incluindo a celebrada paráfrase da Bíblia “A Mensagem”.

Entenda o verdadeiro significado da Páscoa

Eugene H. Peterson reexamina as narrativas bíblicas da ressurreição em lançamento da Editora Mundo Cristão

Na tradição cristã, a Páscoa é uma das mais importantes celebrações. Iniciada pelos israelitas, no contexto da libertação do cativeiro no Egito, a festa ganhou um novo significado com o cristianismo: está diretamente relacionada com a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Quem explica e dimensiona o seu real significado é o pastor, teólogo e escritor Eugene H. Peterson (1932–2018) na obra “Viva a ressurreição”.

Autor de mais de trinta livros, incluindo a celebrada paráfrase da Bíblia A Mensagem, ele pontua que há muita superficialidade quando o assunto é a ressurreição do filho de Deus, tema revisitado apenas anualmente, na Páscoa. Para Peterson, a ressurreição vai além da dimensão eterna, é um acontecimento que impacta o cotidiano cristão.

Com estilo acolhedor e uma mensagem clara, o autor reexamina as narrativas bíblicas da ressurreição e pontua como o acontecimento histórico abre as portas para a verdadeira formação espiritual. “Levanto esse assunto com considerável sentimento de urgência, não apenas porque a cultura que nos cerca tem secularizado amplamente a formação espiritual, mas também porque a igreja em que vivo, e para a qual fui chamado a falar e escrever, está, nesse assunto, cada vez mais se tornando como a cultura, em vez de se contrapor a ela”, alerta em um trecho da obra.

Ao nutrir a perspectiva de que Deus criou o ser humano para vivenciar a ressurreição no cotidiano, o cristão despertará seus sentidos para olhar e ver, ouvir e entender, saborear, contemplar, refletir e louvar o Criador que cuida de cada um e dá razões para prosseguir mesmo em meio ao caos da sociedade atual. Este lançamento da Editora Mundo Cristão é um convite para que o leitor permaneça atento ao que realmente importa: a comunhão com Deus e os irmãos e irmãs na fé.

ASSESSORIA LC COMUNICAÇÃO

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br