Conectado por

Saúde

Quarentena: Ação alerta para acidentes com crianças em casa


Compartilhe:

Publicado por

em

Segundo dados do DataSus, a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil são os acidentes. Somente em 2019, foram mais de 111 mil internações da faixa etária por este motivo.

P U B L I C I D A D E

Em período de isolamento, se acende um alerta ainda maior para as famílias que possuem crianças em casa o tempo todo. Apesar do lar parecer um ambiente seguro, elas estão ainda mais expostas a acidentes domésticos.

Nesse contexto, a organização não governamental Criança Segura criou uma campanha para conscientizar os pais e responsáveis sobre como deixar suas casas mais seguras para os pequenos.

A campanha “Casas Seguras, Crianças Seguras” também tem o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes domésticos com crianças e adolescentes durante a pandemia da COVID-19 e evitar que leitos hospitalares sejam sobrecarregados por internações desta origem.

Como prevenir acidentes domésticos

Entre os ambientes com altos índices de acidentes, a cozinha é campeã: fogão, botijão de gás, tomadas, baldes, talheres e objetos cortantes tornam-se elementos de alto risco. Além disso, o contato com medicamentos e produtos químicos podem causar intoxicação e queimaduras.

O mesmo vale para tanques e vasos sanitários sem a devida fixação no chão, que podem levar a lesões abdominais e ferimentos graves. Por isso, confira alguns cuidados para prevenir os acidentes domésticos:

  • Os pais devem ficar atentos a piscinas e baldes ou recipientes com água, que podem provocar afogamento
  • Materiais perfurocortantes, como facas e tesouras, devem ser mantidos fora do alcance dos pequenos
  • Evitar tomadas, fios elétricos, tapetes soltos próximo dos móveis para não escorregar
  • Colocar grades de proteção nas camas das crianças menores e não permitir, de forma alguma, crianças na cozinha
  • É necessário supervisionar as brincadeiras e sempre estar alerta com os objetos e materiais que possam oferecer risco às crianças
  • Evite o armazenamento de produtos químicos em recipientes como garrafas de refrigerante, pois podem confundir as crianças. Isso pode fazer com que elas tomem e o risco é até a morte

MINHA VIDA

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br