Conectado por
Governo de Rondônia

Pará

Projeto Piloto da Anater fortalece a produção de alimentos no estado do Pará

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Os agricultores familiares que integram o projeto estão fornecendo alimentos para a merenda escolar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

 Agricultores familiares do município de Maracanã, no estado do Pará, que integram o Projeto Piloto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), estão produzindo alimentos para fornecimento às escolas do município, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), parceria da Anater na execução do projeto, ao longo de 2020, os agricultores fornecerão mais de 40 toneladas de alimentos para a merenda das cerca de 50 escolas de ensino fundamental do município, sendo que grande parte dos alunos são filhos dos próprios agricultores. O contrato com a prefeitura foi assinado em fevereiro.

No Pará, as ações do Projeto Piloto iniciaram em 2018, integrando 1000 famílias de agricultores, com ênfase no cultivo de produtos regionais.

No município de Maracanã foram instaladas duas unidades demonstrativas, de mandioca e de hortaliças. Além de prestar assistência técnica, a Emater também orientou a Associação dos Pequenos Produtores do Km 32 (APP) na formulação da proposta e emitiu a Declaração de Aptidão Jurídica ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

O engenheiro de pesca, chefe do escritório local da Emater em Maracanã, Gilmar Sousa, explica que esse auxílio é muito importante, já que a população busca por alimentos saudáveis e os canais de comercialização estão restritos. “É vantagem não só para os agricultores, mas também para o município: movimenta a economia, garante venda a preço justo em uma época na qual desconhecemos o futuro socioeconômico e consagra a regionalidade paras as novas gerações”.

Assessoria