Conectado por

Mato Grosso

PRODUTIVIDADE: Brasil Mais encerra jornada de inovação com pequenos negócios em Mato Grosso


Compartilhe:

Publicado por

em

O ‘8º Encontro Coletivo: Finalizando a Jornada’ apresentou os resultados de cerca de 200 empresas que receberam acompanhamento técnico do Sebrae/MT

P U B L I C I D A D E

Os resultados do Programa Brasil Mais Produtivo foram apresentados durante o ‘8º Encontro Coletivo: Finalizando a Jornada’, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, na última terça-feira (27.06). O evento marca a conclusão da jornada de micros e pequenos empresários na busca de soluções e inovações para seus negócios.

De janeiro a junho deste ano, cerca de 200 empresas receberam acompanhamento técnico do Agente Local de Inovação (ALI) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), para realizar melhorias gerenciais práticas e rápidas no negócio.

A gestora do Brasil Mais Produtivo, Mara Marques, explica que o programa estimula a implementação da cultura de inovação no pequeno negócio. “A partir das ferramentas que o empreendedor aprende no programa ele consegue replicar. Sempre quando ele pensar em inovação ele pode usar a metodologia para replicar em oportunidades futuras”.

O programa se tornou um divisor de águas para a empresa Vilarindo Foto e Filme, que há 15 anos atua na produção de imagens na capital mato-grossense. “Quando fizemos o levantamento com a nossa ALI, vimos a quantidade de serviços que sobrecarregavam uma parte da equipe e que poderíamos levantar outra parte para cumprir essas tarefas, otimizando o tempo para pensar em algo mais grandioso e crescer muito mais”, lembra a empresária Jucelenia Vilarindo, proprietária da empresa.

Além das melhorias na gerência da empresa com o apoio do Brasil Mais, a empresária começou a dar mais atenção para a inovação voltada para o seu negócio, inclusive planeja projetos mais ousados e busca não só o mercado nacional, mas o internacional.

“Iniciamos uma gestão bem diferenciada do que víamos antes. Passamos a enxergar outros caminhos de expansão na área do marketing, e assim nos vimos muito mais além do que apenas em Cuiabá”.

Para o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, o pensamento de expansão é o que deve motivar os pequenos empresários a se posicionarem estrategicamente, com soluções inovadoras diante de todo o mercado econômico.

“Nós precisamos ter orgulho de dizer que somos pequenos empreendedores, pensamos grande para o nosso negócio por meio da inovação, porque a economia também passa pelo nosso negócio. Toda a cidade sobrevive sem uma grande empresa, mas ela não sobrevive sem um pequeno negócio”, disse André aos empresários.

Os empresários são orientados sobre as inovações do mercado e estimulados a implementar instrumentos que fomente a produtividade, competitividade e sustentabilidade do negócio, como o marketing digital, rotulagem do produto, especificação técnica, certificação alimentar, processo produtivo, processo de gestão da empresa, implementar controles financeiros, buscar novo mercados, regulamentações, entre outros.

Programa Brasil Mais Produtivo

O Programa Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Sebrae, Senai e ABDI e que oferece soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

As empresas que participaram do oitavo encontro, etapa final do programa, ainda recebem uma última visita de acompanhamento. “A jornada completa é composta por nove encontros. Nesse último, o ALI volta até a empresa para coletar indicadores, que mensuram como está a performance da empresa em relação ao início do programa”, explica Mara Marques.

As inscrições para o novo ciclo do Programa Brasil Mais Produtivo já estão abertas. Todo o acompanhamento ocorre de forma gratuita e presencialmente, em Cuiabá e Várzea Grande. “Atuamos com oito agentes em campo, então são poucas vagas”, adianta a gestora Mara Marques. O próximo ciclo inicia em julho e seguirá até o mês de dezembro.

Informações e inscrições para o programa podem ser acessadas no site oficial: https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/

Crédito das fotos: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Sugestão de legenda: O Programa Mais Brasil Produtivo oferece soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
ASSESSORIA
Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br