Conectado por
Governo de Rondônia

Rondônia

Prefeitura lança projeto de hortas sustentáveis em escolas do Município em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira (5/6), a prefeitura de Porto Velho lançou o Projeto Escola Mais Sustentável que, dentre outras atividades, trabalhará a construção de hortas orgânicas sustentáveis em escolas do Município.

A primeira horta foi construída na Escola Rio Madeira, no bairro Nova Esperança, na Zona Norte da capital. “O orgânico é um produto cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza, baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais”, explicou o prefeito Hildon Chaves.

Além da horta, os alunos e a comunidade escolar trabalharão projetos voltados à coleta seletiva e destinação correta dos resíduos sólidos, no próprio ambiente da escola. Segundo o secretário Robson Damasceno, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o Município se uniu a vários parceiros e está construindo as hortas a quase custo zero para a prefeitura.

Segundo Robson Damasceno, essa e outras hortas serão construídas pelos servidores, colaboradores e parceiros da Sema que integram o projeto ‘Não Queime o seu Filme, Reaproveite seus Resíduos’. “A horta da Escola Rio Madeira foi construída com produtos novos em conjunto com material reciclado. Até uma canoa de madeira foi reutilizada e será um dos canteiros utilizados pelos alunos para produção de hortaliças”, explicou.

Na avaliação do prefeito Hildon Chaves, a construção de hortas orgânicas já é considerado um grande projeto pelo benefício que propiciará às crianças das futuras 17 escolas que serão contempladas. “A horta orgânica representa um avanço por incentivar a mudança de hábito, uma quebra de paradigma, uma mudança cultural na vida dos porto-velhenses”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *