Conectado por

Saúde

Posso prevenir o câncer?


Compartilhe:

Publicado por

em

Há dois modos de prevenção do câncer: hábitos saudáveis ou evitar a exposição a substâncias que causam câncer. Essa é a chamada prevenção primária. Já a prevenção secundária é aquela em que realizamos exames para verificar se o câncer já está presente, com intuito de descobri-lo na fase inicial, o que resultará em tratamentos menos agressivos e com chance de ficar curado, em geral, acima de 90%.

P U B L I C I D A D E

Hábitos de vida: Você sabia que 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com hábitos de vida saudáveis?

 As principais medidas são:

1) Não fumar. O cigarro é a principal causa evitável de câncer;

2) Fazer atividade física regular. Faça aquela que você mais gosta, para aumentar a chance de não interromper e, se possível, com auxílio profissional;

3) Não abusar de bebida alcoólica. O álcool em excesso aumenta a chance de câncer de boca e garganta, câncer de fígado e câncer de mama;

4) Adotar alimentação saudável e equilibrada. Ingerir carne vermelha em excesso, embutidos, enlatados, defumados, alimentos industrializados de forma geral.

5) Usar preservativo nas relações sexuais para reduzir a transmissão de vírus que aumentam a chance de ter câncer, como HPV (câncer de garganta, colo de útero, ânus, pênis, vulva), HIV (linfoma, sarcoma), vírus da hepatite B e C (câncer no fígado), HTLV (câncer no sistema linfático);

6) Realizar em crianças e adolescentes a vacina contra o HPV – a partir dos 9 anos para meninas e 11 anos para meninos;

7) Não se expor ao sol sem proteção; 8) Usar equipamentos de proteção caso trabalhe exposto à substâncias como amianto, asbesto, formol e agrotóxicos.

Check up oncológico: 

– Tomografia de Tórax naqueles com histórico de tabagismo;

– Mamografia a partir dos 40 anos;

– Colonoscopia a partir dos 45 anos;

– Papanicolau a partir dos 21 anos;

–  PSA a partir dos 50 anos. 

Obs1: Depende da idade e da carga tabágica.

Obs2: Existem divergências nas comunidades científicas sobre a idade inicial para realização dos exames. Converse com o seu médico sobre os riscos e benefícios.

Obs3: Se você tem histórico de câncer na família, se já teve câncer ou tem outras doenças, as recomendações de idade para iniciar o rastreamento e período para repetir os exames são diferentes (em geral mais cedo).

Obs4: Além de estar com os exames em dia, é fundamental conhecer o seu corpo e estar atento aos sinais do organismo. Se perceber algo fora do habitual procure auxílio médico. Na presença de sinais ou sintomas suspeitos, os exames necessários são solicitados em qualquer idade.

 
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br