Conectado por

Religião

Por causa deles: Jacó e sua luta com o Anjo


Compartilhe:

Publicado por

em

E Ia´aqov permaneceu sozinho e um homem lutou com ele até o amanhecer. E ele viu que não poderia derrotá-lo, então ele o agarrou na parte de baixo de sua coxa e ele deslocou a parte de baixo da coxa de Ia´aqov com sua luta com ele. E ele disse: “Envie-me porque já amanheceu.” E ele disse: “Não vou enviar você, a menos que você me abençoe”. E ele disse a ele: “Qual é o seu nome?” e ele disse: “Ia´aqov!” E ele disse: “Não mais seu nome será Ia´aqov, mas sim Israel, porque você lutou com o Divino e o homem e você prevaleceu”. E Ia´aqov perguntou e ele disse: “Diga-me, por favor, qual é o seu nome?” E ele disse: “Por que você pergunta meu nome?” E ele o abençoou ali. (Bereshit 32:25-30)

Acho que podemos argumentar facilmente que Ia´aqov Avinu pode ter tido a vida mais abençoada e realizada de toda a história. Ele recebeu bênçãos e promessas de seu santo pai Itshaq e diretamente de HASHEM. Ele produziu e criou as doze tribos que constituiriam o Povo Judeu. Isso não é batata pequena!

No entanto, descobrimos que seu mundo estava sendo constantemente abalado por ondas de oposição. Ele teve uma das vidas mais difíceis já registradas. A lista de desafios crônicos é longa e intensa. Desde o início, no útero, ele já lutava com seu Esav. Seu irmão o odeia por sempre por ter seguido o mandamento de sua mãe de receber as bênçãos. Ele precisava sair de sua zona de conforto e se tornar um homem do campo e, depois de ter passado 14 anos sem dormir na Yeshiva de Shem e Ever, ele entrou em contato com seu sogro enganoso. Ele trabalhou dia e noite durante vinte anos, enquanto seu salário era alterado cem vezes.

Porque seu sogro o enganou ao substituir Leah por Rachel, ele ficou com esposas concorrentes. Finalmente, depois de criar sua família, ele precisa fugir de Lavan como um ladrão e foi perseguido. Ao retornar a Eretz Israel, sua esposa Rachel morre, e ele se vê tendo que confrontar Esav, que está se aproximando dele como um guerreiro. Então seus filhos varreram a cidade de Sechem depois que sua filha Dina foi devastada. De repente, seu amado Iosef é arrancado de seu meio por 22 anos. Nada aqui é fácil ou agradável.

Talvez, no entanto, seja isso o que o torna tão bom! Que ele lutou com um anjo durante toda a noite e seu nome foi mudado de Ia´aqov para Israel é uma lição especial e uma fonte de inspiração para todos nós. Às vezes, uma pessoa se encontra em uma situação, por qualquer motivo, em que os desafios parecem intransponíveis. O que se deve fazer!?

Tive muitas conversas diretas com pessoas que compartilharam essas dificuldades. A dor é profunda e crônica. Não há conserto rápido. Falei com prisioneiros que não veem nenhuma luz se aproximando no fim do túnel, ou pessoas lutando com filhos ou casamentos desafiadores. Tragicamente, alguns ficaram permanentemente marcados e manchados por uma forma ou outra de abuso. O que se pode dizer!? Minha resposta é a mesma. Um tamanho serve para todos!

Claro, só depois de sentir e expressar profunda empatia: “Sua vida não é simples. Você não pode se dar ao luxo de navegar casualmente. Você se encontra em uma situação, em uma circunstância em que você tem apenas duas opções, ficar louco ou ótimo! HASHEM escolheu você para a grandeza, obviamente. Ele não lhe daria esses desafios se você não fosse capaz de enfrentá-los.

No entanto, não faça isso sozinho. Se e / ou quando você conseguir superar esses desafios profundos e encontrar a chave do seu próprio coração, terá descoberto a chave mestra para ajudar milhares de outras pessoas em uma situação semelhante. Você não se sentirá mais rejeitado, mas sim um recurso. Isso terá feito todo o sofrimento valer a pena, embora não seja algo que você possa apreciar facilmente agora.”

Um nome é uma descrição do potencial de uma pessoa. O valor numérico de Ia´aqov é 182. O anjo com quem ele lutou, a força oposta, é igual a 359. Juntos, eles somam o valor numérico de Israel. Uau! O que isso nos ensina?

Quando uma pessoa é capaz de enfrentar “as fundas e flechas da fortuna ultrajante” e sair vitoriosa, ela não apenas vive e cumpre seu potencial, mas terá conseguido expandir e superar seu potencial. Toda essa grandeza não é alcançada apesar de seus desafios, mas por causa deles.

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

FONTE: GUIAME, MÁRIO MORENO