Conectado por

Amazonas

Piloto de avião que fez pouso forçado no Amazonas relatou problema elétrico e pediu pra voltar para aeroporto; ouça áudio


Compartilhe:

Publicado por

em

Momentos antes de realizar pouso forçado na pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus neste sábado (15), o piloto informou pane elétrica da aeronave e solicitou retorno. A informação foi confirmada neste domingo (16), em um áudio divulgado no site Live ATC – que registra transmissões ao vivo de comunicações de controle de tráfego aéreo – do momento em que o piloto informa o problema. Ouça acima.

P U B L I C I D A D E

O pouso ocorreu às 12h08 (13h08 pelo horário de Brasília). O avião que sairia de Manaus para o município de Carauari, no interior do Estado, apresentou problemas técnicos e, após decolar, teve que retornar. A pista do aeroporto permaneceu fechada até às 18h52.

No áudio, o piloto informa ao controlador de tráfego aéreo que havia identificado problemas elétricos na aeronave. Imediatamente, o controlador pede que o piloto realize curva à direita e retorne em segurança para a pista.

Em seguida, os controladores entram em contato com outros pilotos de vôos que aterrissariam em Manaus. As demais aeronaves foram desviadas para aeroportos próximos, como na cidade de Santarém, no Pará, uma vez que o avião da MAP passou a ocupar a pista até que fosse retirado.

A aeronave pousou de barriga na pista. A MAP informou que duas pessoas tiveram ferimentos leves “em decorrência da pressa em sair da aeronave”. O avião tinha 34 passageiros a bordo.

Piloto: Map 5914 solicita retorno para Perna do Vento da 11. Estamos com problemas elétricos.

Controlador de tráfego Aéreo: Autorizado, curva pela direita, pela direita. Setor Sul Map 5914.

Piloto: Setor Sul Map 5914.

Controlador de tráfego Aéreo: Mantenha espera em 2 mil pés, em espera na posição PAGEK. Mantenha 2 mil pés.

Em outro momento do áudio, o controlador entra em contato com aviões que pousariam no aeroporto de Manaus para avisar da interdição da pista.

Controlador de tráfego aéreo: Nós temos uma aeronvae ATR que acabou de pousar. A pista está interditada. Iremos checar o plano previsto para a remoção da aeronave.

Relato

O estudante Darlem Maia, de 24 anos, estava no voo. Ele disse que a aeronave começou a balançar e a dar sinais de pane.

“Algo apitou, deu um sinal de alerta, mas em nenhum momento, os funcionários alertaram os passageiros de que a gente estava em risco e de que a gente poderia cair. As pessoas começaram a dizer que a gente ia cair no rio, mas deu tempo de voltar”, relatou.

Ainda segundo Maia, houve pânico e correria de passageiros tentando sair da aeronave. “Com a queda, houve muito pânico. O avião começou a apresentar sinais de incêndio. Houve empurrões, crianças chorando, mulheres gritando, desmaios”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br