Conectado por

Geral

Outubro Rosa: Rede de Hotéis Mato Grosso orienta colaboradoras sobre câncer de mama


Compartilhe:

Publicado por

em

Em parceria com a Associação MTmamma Amigos do Peito, a Rede de Hotéis Mato Grosso vem realizando uma série de palestras de orientação para a prevenção do câncer de mama às colaboradores da rede hoteleira neste mês em que se celebra o Outubro Rosa. Aproximadamente 150 funcionárias participam da ação que se estende até o dia 30 de outubro.
 
Segundo a diretora de Marketing, Adriana Aires, é uma satisfação para a rede de hotéis apoiar a causa junto com o MTmamma, que faz um belo trabalho de assistência às pessoas com tratamento de câncer de mama. “Também ficamos muito felizes de proporcionar às nossas colaboradoras essa oportunidade de ouvir, tirar dúvidas, fazer o autoexame e escutar histórias lindas de voluntárias que venceram a luta contra o câncer”, destaca. 
  
Durante as palestras, as colaboradoras recebem orientação sobre a prevenção do câncer de mama e aprendem a fazer o autoexame. A colaboradora Zenil Ramos de Campos, assistente contábil, gostou muito das informações recebidas. “Têm várias pessoas que não conhecem, nunca fizeram o autoexame e não sabem como proceder”, ressalta ela, que tirou um nódulo da mama quando tinha 23 anos e hoje faz um acompanhamento mais rigoroso. 
 
Para a cozinheira Elzeni Alegário da Silva a palestra foi maravilhosa. “Fiquei muito emocionada com os depoimentos que ouvi das voluntárias da MTmamma. Sempre faço o exame e tem 30 dias que fiz uma mamografia, mas devido a correria do dia a dia, coloquei na gaveta e até agora não procurei um ginecologista. Depois da palestra fiquei preocupada e já vou marcar um médico para ver o que deu”, diz. 
 
A presidente da MTmamma, Cleuza Dias Leite, destaca sobre a importância da orientação e do autoexame para prevenção. Ela explica como o câncer se desenvolve e quais os fatores de proteção, já que a prevenção e a detecção precoce da doença reduzem as chances de câncer de mama e os fatores de risco em até 27%. 
 
“As palestras estão tendo ótima aceitação e são bastante interativas. Temos avaliação clínica das funcionárias e sorteios de exames de ultrassom e mamografia. Esclarecemos dúvidas sobre os exames e os sintomas da doença com um bate-papo aberto, onde elas podem esclarecer várias dúvidas e sair de lá muito mais informadas”, garante Cleuza. 
 
Conforme a gerente do Paiaguás Palace Hotel, Edna Duran, o conhecimento elimina uma série de problemas. “Eu já tive caso de câncer na família e é uma doença que dilacera, tira sonhos e dificulta a vida das pessoas. A expectativa de vida demonstrada de forma tão ampla aqui, com depoimentos, deixou evidente que depende de nós em fazer a nossa parte. Levantar a autoestima empodera e faz com que busquemos com mais frequência a prevenção, evitando que novos casos de câncer de mama surjam pela falta de conhecimento”, relata, ao dizer da felicidade pela adesão das colaboradoras à palestra. 
 
Para Keila Maioni, do setor de reservas, foi muito importante participar. “É o momento que a gente para e analisa essas questões que são tão importantes na nossa vida e que na correria do dia a dia vão passando. A prevenção é muito melhor do que o tratamento em si”. Inspirada na mãe que teve câncer de mama em 2014, neste Outubro Rosa Keila cortou 15 cm do cabelo para doação. “Eu vi como a autoestima da mulher cai ao perder os cabelos, por isso resolvi doar a mecha para a fabricação das perucas. Me senti muito bem”, afirma. 
 
Multiplicadoras
 
As palestras tiveram início no dia 8 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Depois, duas novas palestras foram realizadas, uma no dia 16 de outubro, no Paiaguás Palace Hotel, e a outra no dia 18, no Mato Grosso Palace Hotel. A última será no dia 30 de outubro, às 10h, no Hotel Mato Grosso Águas Quentes.  
 
A acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pietra Andrade de Osti, é uma das palestrantes. Ela faz parte da Liga Acadêmica de Radiologia (Laredi) da Universidade. “O câncer de mama não tem idade e o diagnóstico precoce é muito importante. O projeto é de voluntariado e essas palestras são muito válidas, porque falamos para quem estava aqui, mas elas serão multiplicadoras e isso ajuda o diagnóstico delas e de outras pessoas”, explicou. 
 
Este é o primeiro ano de parceria entre a Rede de Hotéis Mato Grosso e a MTmamma. Mas, em 2016, durante a campanha Outubro Rosa, a rede hoteleira reformou um apartamento do setor de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, com o intuito de contribuir para o tratamento da doença. A MTmamma existe desde 2009 e conta com mais de 200 voluntários. É reconhecida como entidade de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br