Conectado por

Rondônia

Obras em presídios seguem em ritmo acelerado em Rondônia com mão de obra de reeducandos


Compartilhe:

Publicado por

em

A equipe de engenheiros civis, arquitetos e projetistas da Coordenadoria de  Infraestrutura (Coinf) da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) está em ritmo acelerado para concluir obras em pelo menos seis unidades prisionais em Porto Velho.

P U B L I C I D A D E

Este mês, a Polícia Militar recebeu o Centro de Correição que vai funcionar no antigo prédio do provisório feminino, em frente à Casa de Detenção José Mário Alves da Silva (Urso Branco). Com a ajuda de mão de obra carcerária foram recuperadas as partes hidráulica, elétrica, das bigornas (portas de ferro) e a reforma completa dos banheiros e pintura do prédio.

Na Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho (470) foi iniciada a recuperação do bloco C. As paredes das celas receberam concretagem e reboco que garantem a sustentação das bigornas. O sistema elétrico também foi refeito. O trabalho foi finalizado com a pintura das paredes e portas.

No Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça, 40% da obra de construção de seis celas estão concluídos. De acordo com o coordenador da Coinf Robson Sousa, as grelhas, que são as armações metálicas que dão sustentação à laje já foram instaladas. O próximo passo será a concretagem, a impermeabilização para evitar infiltrações e, por fim, o reboco e pintura.

As obras nos presídios contam com mão de obra reeducanda

Algumas unidades prisionais estão em fase de estudo para viabilização de obras, como a Penitenciária Estadual Aruana, onde a equipe da Geinf está fazendo levantamento arquitetônico para a elaboração de projetos de reforma e ampliação. A Colônica Agrícola Penal (Capep) espera o fornecimento de materiais para realizar o gradeamento do forro, a instalação de concertina e a alimentação predial hidráulica. Já o Presídio de Médio Porte (Pandinha) aguarda o estudo de viabilidade técnica para iniciar a obra de construção de uma caixa d´água para a unidade.

OBRA NO INTERIOR

Nas unidades prisionais do interior do estado, as obras também estão em andamento. No Centro de Ressocialização, no município de Ariquemes, 70% dos trabalhos de recuperação do bloco Vivência foram concluídos. Os sistemas elétrico, hidráulico, bigornas e celas já foram recuperados. Faltando apenas o acabamento, que é a pintura. A obra deve ser finalizada ainda este semestre.

Em Guajará-Mirim as obras estão bem adiantadas.

Os trabalhos de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para sanar o problema do esgotamento sanitário da Casa de Detenção de Guajará-Mirim, que foram retomadas no início de abril, também estão bem adiantados. A drenagem da ETE para a rede coletora do município foi realizada com a colocação de 40 manilhas. A obra está sendo feita em parceria entre Secretaria de Justiça, Detran,  Caerd e a prefeitura do município.

Recentemente a equipe da Coinf fez vistorias nas unidades prisionais de Santa Luzia, Rolim de Moura e Alta Floresta para conhecer as demandas. Dentro de alguns dias serão apresentadas as soluções técnicas para as problemáticas encontradas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br