Conectado por

Religião

O que fazemos aqui na Terra tem repercussões na eternidade”.


Compartilhe:

Publicado por

em

Às vezes as pessoas dizem que acreditam no Deus do Novo Testamento, mas não acreditam no Deus do Antigo Testamento. Eles veem o Deus do Novo Testamento como gracioso, amoroso e misericordioso, mas veem o Deus do Antigo Testamento como severo, implacável, mesquinho e irado.

P U B L I C I D A D E

Para mim, isso mostra uma ignorância das Escrituras.

O Deus do Antigo Testamento e do Novo Testamento é um e o mesmo. Ele é o Deus vivo e verdadeiro. E nós o vemos demonstrando amor e perdão tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Deus não gosta de trazer julgamento. O próprio Senhor disse: “Não tenho prazer na morte de pessoas iníquas. Só quero que elas se desviem de seus caminhos iníquos para que possam viver” (Ezequiel 33:11 NLT).

Por exemplo, veja a história do Faraó quando Moisés o confrontou. Moisés avisou que se ele não deixasse o povo de Deus ir, uma série de pragas viria em seu caminho. E eles fizeram. Então Faraó implorou por misericórdia e Deus estendeu misericórdia. Então Faraó endureceu seu coração novamente, e outra praga veio. Isso continuou e continuou e continuou.

O Faraó continuou a endurecer o coração e experimentou as consequências disso. Mesmo assim, Deus deu a ele chance após chance.

Que tal a história do Gênesis, de Noé construindo a arca? A inundação não veio imediatamente. A Bíblia chama Noé de “pregador da justiça” (2 Pedro 2:5 NKJV), o que significa que ele disse às pessoas o que era verdade. Ele disse a eles como se acertar com Deus.

Eles tiveram muitas oportunidades de se arrepender e se voltar para Deus, mas em vez disso riram de Noé. Ele se tornou uma forma de entretenimento para eles – até que as primeiras gotas de chuva começaram a cair.

Depois, há a história de Nínive. Esta cidade antiga foi uma das mais perversas que já existiram. Encontramos a história de Nínive no livro de Jonas do Antigo Testamento. Claro, quando pensamos em Jonas, imediatamente nos fixamos em ele ser engolido pelo grande peixe ou baleia. Mas essa não é realmente a mensagem principal do livro.

A mensagem principal é que Deus se preocupa com as pessoas. Nínive era conhecida por sua selvageria e seu povo merecia julgamento. Mas Deus deu a eles uma última chance de se arrepender. Jonas até disse a Deus: “Tu és um Deus misericordioso e misericordioso, tardio em irar-se e abundante em benignidade, que cede de fazer o mal” (Jonas 4: 2 NKJV).

Jonas não queria entregar a mensagem de Deus aos ninivitas. Ele tentou evitá-lo, e sabemos o que aconteceu. Mas, no final das contas, Jonas fez o que Deus lhe disse para fazer. Como resultado, Nínive se arrependeu e se voltou para Deus, e Deus os perdoou. Provavelmente foi o maior avivamento da história humana.

Portanto, não me diga que o Deus do Antigo Testamento não oferece misericórdia. A Escritura apresenta Deus como bom, amoroso e misericordioso. Mas ele também é justo e justo. E porque ele é justo, ele deve administrar justiça.

Deus se preocupa com as pessoas perdidas. Jesus disse: “Há alegria na presença dos anjos de Deus quando até mesmo um pecador se arrepende” (Lucas 15:10 NLT). Imediatamente pensamos, a partir desta declaração, que são os anjos que estão regozijando. Mas observe que Jesus não disse “alegria entre os anjos”. Em vez disso, ele disse “alegria na presença dos anjos de Deus”.

Não estou dizendo que os anjos não se alegram. Provavelmente sim. Mas poderia Jesus estar se referindo aos crentes no céu que sabem quando alguém veio a Cristo por causa de suas vidas e testemunhos na terra? Imagine estar no Céu quando um membro da família, amigo ou ex-colega de trabalho vem a Cristo, e a alegria e os aplausos irrompem.

Precisamos nos lembrar de que não acabou até que acabou. Presumimos que tudo está feito quando deixamos esta vida, e não pensamos em nosso legado.

Por exemplo, talvez durante sua vida você tenha alcançado três pessoas para Cristo. Esses três podem atingir 20 pessoas durante suas vidas. E essas 20 pessoas podem chegar a 40 pessoas. Essas 40 pessoas podem chegar a 100 pessoas. No final, seu testemunho pode atingir potencialmente centenas, talvez até milhares de pessoas.

E quem sabe? Talvez alguém que vem a Cristo por causa do seu testemunho se torne o próximo Billy Graham que então alcançará uma geração. A Bíblia descreve isso como fruto para sua conta espiritual. Tudo se resume ao seu testemunho fiel.

O céu está nos torcendo. Hebreus 12 nos diz: “Portanto, visto que estamos cercados por uma multidão tão grande de testemunhas da vida de fé, vamos nos despir de todo peso que nos retarda, especialmente o pecado que tão facilmente nos faz tropeçar. E corramos com perseverança, a corrida que Deus colocou diante de nós” (versículo 1 NLT).

Quem compõe essa enorme multidão de testemunhas? Antes de Hebreus 12 está Hebreus 11, que oferece uma descrição de alguns dos grandes homens e mulheres de fé que nos precederam. Eles serviram ao Senhor com fidelidade, e Deus os usou – pessoas como Abraão, Moisés, Jó e Gideão.

Com base nessa cena, o escritor de Hebreus está dizendo: “Visto que você está cercado por todos esses pesos pesados espirituais, corra com perseverança a corrida que está diante de você.” Isso pode significar que esses homens e mulheres são exemplos a seguir, ou pode significar que estão nos observando de alguma forma.

No entanto, mesmo que eles não estejam assistindo, eu sei de uma coisa: Jesus está assistindo. Ele é aquele pelo qual estamos correndo.

Não sabemos quando nossas vidas vão acabar. Não sabemos quando estaremos entre os números do outro lado. Mas o que fazemos aqui na Terra tem repercussões na eternidade.

Greg Laurie é o pastor sênior da Harvest Christian Fellowship, com campi na Califórnia e no Havaí. Greg é o apresentador do programa de rádio retransmitido nacionalmente  nos EUA “A New Beginning” e também é o fundador e palestrante de destaque da Harvest Crusades e Harvest America. Mais de 600 mil pessoas fizeram profissões de fé por meio desses esforços. Greg está casado com sua esposa, Cathe, há mais de 40 anos, e eles têm dois filhos, Christopher e Jonathan. Greg e Cathe também têm cinco netos. Para saber mais sobre Greg, visite harvest.org.
Artigo originalmente publicado no WND.

 

Estudos Gospel+ | Reflexões e teologia

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br