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O que é trade marketing e porque é importante para sua empresa

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Em mercados cada vez mais competitivos, indústrias, distribuidores e varejistas precisam criar estratégias para se consolidarem em seus segmentos, e para isso, investem em estratégias para satisfazer os clientes. É nesse contexto que a gestão de trade marketing atua, desenvolvendo as vendas para aumentar os lucros.

O que é trade marketing?

Podemos definir trade marketing como o conjunto de práticas planejadas e executadas pela indústria, tendo como foco o aumento das vendas e a otimização da atuação dos canais de distribuição.

Para conseguir esse objetivo, a gestão de trade marketing utiliza informações colhidas no Ponto de Venda (PDV) como principal pilar para a estruturação de seus objetivos. Ações promocionais, preços, resultados, pontos extras, mix de produtos, canais de vendas, concorrentes e share são exemplos de mensurações que precisam ser avaliados pela gestão em busca de resultados efetivos de vendas.

Nesse cenário, o trade marketing possui como uma das suas principais funções estratégicas a capacidade de detectar oportunidades no ponto de venda e garantir espaço de destaque para o produto na gôndola.

5 motivos para investir na gestão de trade marketing

  1. Fortalece o relacionamento B2B

Uma gestão de trade marketing eficiente fortalece o vínculo entre fornecedor e revendedor, gerando, por meio de estratégias, mais rentabilidade tanto para o fornecedor quanto para o revendedor. Além disso, os materiais promocionais e o correto posicionamento dos produtos no ponto de venda agregam valor para a relação entre indústria e varejo, favorecendo a boa imagem dos produtos junto aos shoppers (pessoas que realizam uma compra, sendo elas consumidoras ou não).

  1. Aproxima consumidores da marca

Devido à boa parceria entre fornecedor e revendedor, a marca se torna acessível aos shoppers, garantindo a ela ainda mais visibilidade, e consequentemente, a probabilidade de novos negócios.

Assim, podemos entender que o trade marketing trabalha muito além do composto preço do produto para atrair os clientes. Pelo contrário, ele agrega valor, já que mostra para os consumidores todos os seus benefícios e vantagens.

  1. Escoamento de produtos

Para que não haja concentração de mercadoria em um só PDV, a gestão de trade marketing busca fazer o planejamento dos produtos para distribuir a mercadoria entre diversos revendedores. Com isso, há maior eficiência tanto junto aos revendedores quanto ao público consumidor. Para melhor distribuição das mercadorias até o PDV, é essencial contar com um software de trade marketing.

Os sistemas, entre outras vantagens, ajudam na roteirização dos percursos e no controle de equipe externa, fazendo com que a gestão de trade marketing ganhe tempo e reduza os custos com deslocamentos.

  1. Mapeia o comportamento dos consumidores

As informações geradas a partir do comportamento dos shoppers ajudam a criar oportunidades vantajosas de negócios tanto para o fornecedor como para o revendedor.