Conectado por

Agronegócios

O que é pousio na agricultura e seus tipos


Compartilhe:

Publicado por

em

xistem diferentes técnicas agrícolas no campo agrícola que podem tornar a produção muito mais eficiente. Uma dessas técnicas é a rotação das culturas de tempos em tempos e as diferentes técnicas de pousio, mas quais são essas técnicas? Que modalidades existem? Se você está interessado neste tópico e deseja as melhores informações, no seguinte artigo sobre Ecologia Verde, explicaremos o que é pousio na agricultura e seus tipos .

O que é pousio na agricultura: o significado

P U B L I C I D A D E

O significado de pousio é o resto entre as porcas e as culturas que são deixadas em uma superfície ou terra agrícola. Esses períodos de descanso são geralmente a cada dois ou três anos, para que o solo recupere seus nutrientes e possa dar os melhores frutos durante o próximo plantio. Também é possível organizar um sistema de colheita trienal, no qual uma colheita de inverno é semeada durante a primeira parte do ano, uma primavera na segunda e no final do ano de pousio. Na prática do pousio, as culturas são rotacionadas para não desgastar o excesso de terra, que é a base para uma produção agrícola mais eficiente.

As origens do pousio

O pousio e a rotação de culturas surgiram no final da Idade Média, numa época em que a população européia tinha uma demanda crescente por alimentos e a terra não era suficiente para produzir essa quantidade de matérias-primas e de qualidade. Desse modo, surgiu esse sistema, que garante que as terras produzam matérias-primas de alta qualidade graças à rotação das culturas (não é recomendável plantar o mesmo tipo de cultura várias vezes seguidas) e o restante bienal ou trienal dessas porções de terra.

As técnicas atuais de pousio foram bastante aprimoradas em relação a esse período e, além de deixá-las descansar, as culturas também são tratadas para recuperar os nutrientes que possuíam e que foram desgastados durante os processos de semeadura e cultivo. Por esse motivo, também são utilizados fertilizantes que aceleram o processo de recuperação, as ervas daninhas são eliminadas e as pragas e doenças das culturas são controladas.

Tipos de pousio na agricultura

Em geral, você pode distinguir entre dois tipos de pousio :

  • Pousio curto : nesse tipo de pousio, a terra passa apenas um ou dois anos até que seja cultivada novamente, para que a terra não se regenere cem por cento.
  • Pousios longos : neste tipo de pousio é contemplado um longo período de descanso entre as culturas, com o qual a terra é completamente regenerada.

Entre os agricultores, também é habitual usar os termos ano de pousio e época em que a terra pode descansar uma vez por ano ou pousio para o terceiro, se forem contemplados dois anos de descanso por ano de colheita.

Contudo, não é apenas o momento em que a terra pode descansar, mas também a maneira pela qual o pousio é aplicado . Assim difere:

  • Pousio herbáceo : é o pousio em que a terra é completamente abandonada durante o período de descanso, ou seja, o solo não é mantido durante esse período (anteriormente era chamado rastrojera).
  • Pousio forjado : é exatamente o oposto do herbáceo, pois o solo é mantido durante o período de descanso.

Outra terminologia usada é a de pousio, quando plantada durante esse processo. Normalmente, as espécies de leguminosas são semeadas, pois enriquecem o solo. Se nada é semeado, fala-se em pousio branco .

Atualmente, o pousio não é praticado na maioria das fazendas, pois o objetivo é obter benefícios constantemente, independentemente da destruição do solo. Uma exceção é a agricultura extensiva, na qual o pousio é praticado ao lado dos sistemas de rotação de culturas.

Rotação de culturas: medidas

Para alcançar uma produção agrícola mais eficiente, é necessário não apenas praticar a técnica de pousio, mas também aplicar outros processos, como conservar a umidade do solo, escolher corretamente os herbicidas a serem aplicados e monitorar.

  • Conservar a umidade : este é um processo fundamental para o solo. É especialmente importante conservar a umidade nos primeiros centímetros do solo, onde as sementes estarão localizadas. Ao realizar um controle adequado, é possível reter entre 50 e 60 milímetros de água.
  • Escolha dos herbicidas : a escolha de um bom tratamento deve levar em consideração as condições climáticas, a distribuição, a abundância e a composição das ervas daninhas que crescem, bem como o ciclo de crescimento e agressividade.
  • Monitoramento : é necessário acompanhar as lavouras e seu crescimento no solo, identificando e eliminando as ervas daninhas que se desenvolvem.

No artigo a seguir, falamos sobre técnicas de agricultura orgânica.

Se você quiser ler mais artigos semelhantes ao O que é pousio na agricultura e seus tipos, recomendamos que você entre na nossa categoria de Cultivo e tratamento de plantas.

 

FONTE: https://pt.milanospettacoli.com/

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br