Conectado por

O que é o Fundo Amazônia, citado em comunicado de Lula e Biden

Publicado por

em

Iniciativa referência na área ambiental, fundo foi reativado no primeiro dia do governo petista e conta com US$ 1,2 bilhão de recursos captados pela Noruega e da Alemanha.

Uma das expectativas do primeiro encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden nesta sexta-feira, 10, foi o anúncio da adesão dos Estados Unidos ao Fundo Amazônia. Os americanos sinalizam “apoio inicial” à iniciativa em comunicado conjunto com o Brasil divulgado pelo Itamaraty, após a reunião.

P U B L I C I D A D E

No comunicado, os EUA anunciaram “sua intenção de trabalhar com o Congresso para fornecer recursos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira”, o que incluiria um “apoio inicial ao Fundo Amazônia”.

Reino Unido analisa participar do Fundo Amazônia, diz ministra britânica

‘É algo que estamos analisando seriamente’, afirmou Therese Coffey, na segunda-feira, em Brasília

• Noruega anuncia desbloqueio de verbas do Fundo Amazônia após vitória de Lula

Segundo país europeu, há cerca de R$ 2,52 bilhões para serem usados em ações para a preservação da floresta; repasses haviam sido suspensos após atritos com Bolsonaro

• Fundo Amazônia: Alemanha confirma intenção de desbloquear repasses para uso do Brasil

Porta-voz do Ministério de Cooperação para o Desenvolvimento da Alemanha afirmou que os recursos serão liberados rapidamente após o País cumprir de uma série de pré-requisitos

Lula retomou as atividades do Comitê Técnico, agora com a atribuição de atestar os projetos e metas, de acordo com uma metodologia que levará em conta o cálculo da área de desmatamento ligada a cada iniciativa e a quantidade de carbono por hectare utilizada no cálculo das emissões. O fundo também passa a ter um comitê orientador que vai reunir representantes de diversos ministérios, entidades de classe e órgãos da sociedade civil.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, um das responsáveis agora pelo Fundo, afirmou que um dos focos do projeto é expandí-lo em alguns bilhões. Segundo ela, a Fundação de Leonardo DiCaprio está fazendo um esforço US$ 100 milhões para o Fundo Amazônia. A Fundação Bezos, de Jeff Bezos, também estaria interessada em contribuir.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br