Conectado por

Saúde

Novembro Azul: Dicas práticas para prevenir o câncer de próstata


Compartilhe:

Publicado por

em

O mês de Novembro traz uma data super importante para a prevenção de uma doença que ainda gera muitas dúvidas e inseguranças entre os homens: o câncer de próstata. Para desmistificar esse assunto, destacamos a seguir informações atualizadas e dicas práticas sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento dessa doença, além de sugerir formas super interessantes de contribuir para o Novembro Azul. Vamos lá?

P U B L I C I D A D E

Bem-vindo ao mês de novembro, o período em que somos lembrados da importância de cuidar da nossa saúde. É neste mês que é celebrado o Novembro Azul, uma campanha mundial dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata e à importância do seu diagnóstico precoce.

Muitos ainda têm dúvidas sobre esse assunto delicado. Por isso, a campanha do Novembro Azul busca disseminar informações claras e confiáveis ​​sobre os principais sinais e sintomas desse tipo específico de câncer, bem como quais são os fatores de risco envolvidos.

Então junte-se a nós neste Novembro Azul! Vamos juntos disseminar conhecimento e incentivar todos a cuidarem melhor da sua saúde. Afinal, investir na prevenção é sempre mais inteligente do que remediar!

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco no câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre este grupo.

Celebrada durante todo o mês de Novembro, a campanha teve origem em 2003, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Eles decidiram lançar o desafio para seus amigos: crescer um bigode durante o mês de novembro, como uma forma de chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina e conscientizar sobre o câncer de próstata. Por conta da importância do assunto e seu potencial de influência, o Novembro Azul se espalhou pelo mundo rapidamente.

O principal objetivo do Novembro Azul é promover a saúde do homem e alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, esse movimento também ajuda a desmistificar preconceitos e inseguranças relacionadas ao exame de próstata, que por conta da desinformação que ainda gera muita insegurança por aí.

No Brasil, além da campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida, o Ministério da Saúde, com apoio técnico do INCA, participa do Novembro Azul divulgando informações confiáveis sobre o assunto e realizando ações de conscientização em diversas cidades brasileiras.

Importância do Novembro Azul na conscientização sobre o câncer de próstata

A importância do Novembro Azul não é por acaso. Afinal, o câncer de próstata é uma das principais causas de morte por câncer em homens em todo o mundo. Além disso, a desinformação e o preconceito com o exame de próstata ainda afastam muitas pessoas do diagnóstico precoce e da prevenção da doença.

Em 2022, durante o evento em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer e aos 85 anos do INCA, o Instituto divulgou as estimativas de incidência de câncer no Brasil para 2023. Um dos dados que se destaca é, justamente, a predominância de casos de câncer de próstata em todas as regiões do Brasil, com 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio.

Esses números ressaltam a importância de conscientizar os homens sobre a prevenção e a necessidade de diagnóstico precoce. Ainda que o Novembro Azul tenha trazido resultados positivos nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para combater essa doença.

Como contribuir com a campanha do Novembro Azul?

Ainda que seja um movimento mundialmente conhecido, o Novembro Azul tem o potencial de influenciar positivamente ainda mais pessoas. Para isso, todos precisam contribuir. As ações do Novembro Azul podem ser impulsionadas por empresas, governo, organizações e até mesmo por indivíduos que queiram ajudar na divulgação da causa.

Existem várias maneiras de contribuir com a campanha do Novembro Azul. Querer ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de próstata já é o primeiro passo. Se você não sabe como fazer parte do movimento do Novembro Azul, vamos te ajudar!

Confira a seguir algumas ideias de contribuição com o Novembro Azul:

  • Compartilhar informações sobre a doença e as formas de prevenção nas redes sociais.
  • Participar ou organizar eventos e palestras relacionadas ao tema, sobretudo no período do Novembro Azul.
  • Usar roupas e acessórios na cor azul como forma de apoio à campanha.
  • Ser voluntário ou patrocinador de ações do Novembro Azul na sua cidade.
  • Realizar doações para organizações que trabalham na prevenção e tratamento do câncer de próstata.
  • Conversar com pessoas próximas sobre o assunto e incentivar que façam o exame de próstata.
  • Organizar uma das ações mais conhecidas do Novembro Azul: O crescimento de bigode. Por ser um símbolo do movimento, é possível explorá-lo de diversas formas, criando brincadeiras e dinâmicas em empresas e espaços públicos.

Cada pequeno gesto pode fazer a diferença e tornar o Novembro Azul ainda mais transformador!

A próstata é uma glândula masculina que fica abaixo da bexiga e na frente do reto, sendo responsável por produzir parte do sêmen. Já o câncer de próstata nada mais é do que um tumor que se forma nessa glândula.

Em resumo, o que acontece é que as células da próstata são capazes de se dividir e se multiplicar e, às vezes, essas células podem se dividir de forma anormal, formando um tumor.

As causas do câncer de próstata ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, acredita-se que os hábitos diários da pessoa e fatores genéticos e ambientais, como a exposição a toxinas, podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Alguns dos principais fatores de risco são a idade avançada, histórico familiar de câncer, sobrepeso e obesidade.

Diagnóstico e prevenção do câncer de próstata

O foco do Novembro Azul é a prevenção do câncer de próstata, sendo esse um dos tópicos mais importantes para diminuir os casos da doença. Receber o diagnóstico precocemente, ou seja, em estágios iniciais da doença pode potencializar as chances de cura.

 

Home

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br