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No Dia do Publicitário, Centro de Memória Bunge relembra campanhas que marcaram os anos 50 e 70 no Brasil


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Campanhas publicitárias dos lençóis da Fiação Santista, em 1952 (Crédito: Acervo do Centro de Memória Bunge)

P U B L I C I D A D E

Já em 1959, a marca Delícia revolucionou a produção e distribuição de margarina no Brasil, se tornando líder do mercado por muitos anos. As campanhas publicitárias da época apresentaram aos brasileiros a primeira margarina distribuída em caminhões refrigerados. Mais tarde, no início dos anos 1960, a marca lançou a primeira campanha para incentivar o uso de embalagens reaproveitáveis e as primeiras promoções para os consumidores, como viagens para parques infantis e sorteio de casas.

À esquerda, um dos primeiros caminhões refrigerados para o transporte de margarina no Brasil, e à direita, tampas promocionais da margarina Delícia da década de 1960 (Crédito: Acervo do Centro de Memória Bunge)

A Fiação Santista também foi responsável por trazer ao Brasil a famosa calça jeans, lançada pelos astros do cinema americano. Os anúncios publicitários que usavam o personagem dos quadrinhos “O Incrível Huck” fizeram a peça cair no gosto popular, mas logo em seguida, algumas imitações do tecido chegaram ao mercado. Para combater o falso jeans, a marca substituiu “Huck” pelo personagem “Popeye”, também dos quadrinhos, para defender o legítimo jeans.

Campanhas publicitárias para combater a venda do jeans falso na década de 1970 (Crédito: Acervo do Centro de Memória Bunge)

Além de preservar a história da propaganda no Brasil, os mais de 1,5 milhão de fotos, vídeos, documentos do Centro de Memória Bunge recontam não só a evolução da Bunge, que está há mais de 100 anos no Brasil, mas também grande parcela da história da industrialização do país, desde o início do século XX, assim como a história da navegação e do agronegócio brasileiro.

Sobre o Centro de Memória Bunge

O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 e desde então é um dos projetos da Fundação Bunge. Referência na área de preservação da memória empresarial, o local tem como objetivo a guarda e preservação de documentação histórica, a disseminação do conhecimento e a utilização de seu acervo como um instrumento estratégico de gestão.

Para facilitar o acesso ao público e compartilhar com a sociedade o aprendizado construído, o CMB disponibiliza seu acervo online (www.fundacaobunge.org.br/acervocmb/) e conta com atividades gratuitas como Atendimento a Pesquisas, Exposições Temáticas, Visitas Técnicas e Benchmarking. Além disso, promove as Jornadas Culturais, série de palestras e oficinas gratuitas com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de acervos históricos e patrimoniais.

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