Conectado por

Porto Velho

Nível do rio Madeira está abaixo da média para essa época do ano, aponta Defesa Civil


Compartilhe:

Publicado por

em

O novo monitoramento feito pela Defesa Civil revela que o nível do rio Madeira, em Porto Velho, está abaixo do normal para essa época do ano. De acordo com a prefeitura da capital, o nível do rio chegou aos 4,9 metros, após as chuvas das últimas semanas.

P U B L I C I D A D E

Em uma semana, o nível do rio subiu aproximadamente dois metros, devido ao fenômeno repiquete, quando o rio passa por uma subida repentina por causa das chuvas. Mesmo assim, a Defesa Civil alerta que os números continuam sendo baixos para este período do ano.

Anderson Luiz, gerente de operações do órgão, disse que o nível do rio está variando próximo a 3,6 metros, estando mais baixo que no mesmo período no ano passado.

As recomendações são para que as embarcações diminuam as cargas e os passageiros, e que estejam sempre próximo a margem do rio. Além disso, a navegação está restrita à noite tanto para embarcações quanto para pescadores.

Atendimento no Baixo Madeira

 

Defesa Civil monitora famílias do Baixo Madeira em Porto Velho (RO) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Defesa Civil monitora famílias do Baixo Madeira em Porto Velho (RO) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Na época de estiagem, famílias das comunidades ribeirinhas veem a necessidade de consumir a água do rio Madeira. Por isso, a Defesa Civil diz ter se antecipado e iniciado as ações com as populações.

“As ações que a Defesa Civil fez recentemente no Baixo Madeira foi levar água potável e hipoclorito de sódio para a comunidade e também kit de higiene”, detalhou Anderson sobre as medidas de enfrentamento do período de estiagem.

O atendimento a cinco comunidades acontece, pois o Baixo Madeira é a área mais afetada pela seca. Em algumas localidades já podem ser vistos bancos de areia e pedregais no meio das águas, segundo a Defesa Civil.

A previsão para que o nível do rio Madeira se normalize é no fim do mês de setembro.

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br