Conectado por

Aripuanã

Nexa investe em reutilização de água em Aripuanã


Compartilhe:

Publicado por

em

Empresa atingiu o índice de 82,5% de recirculação de recursos hídricos nas operações globais em 2023

P U B L I C I D A D E

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), é uma data que serve de reflexão sobre a importância desse recurso natural para a sustentabilidade das operações nas indústrias. Pensando nisso, muitas empresas estão atentas às melhores práticas ambientais, buscando formas de preservar e utilizar a água de maneira mais eficiente.

Um exemplo desse movimento é a mineradora Nexa Resources, que incorpora a recirculação do recurso como parte essencial de suas atividades. Na operação em Aripuanã, município localizado em Mato Grosso, a companhia reutiliza a água usada no processo produtivo, demonstrando compromisso com a preservação dos recursos hídricos.

Além disso, durante a implantação do Projeto Aripuanã, realizada em 2019, a Nexa investiu R$ 4,8 milhões na reforma da Estação de Tratamento de Água da cidade e doou para a Prefeitura um estudo técnico que vai subsidiar o planejamento da gestão do abastecimento de água do município. Estas iniciativas beneficiam a vida de 22 mil habitantes do município.

Em Vazante, em Minas Gerais, o Projeto Gente Cuidando das Águas foca na recuperação de nascentes na bacia do rio Santa Catarina. De 2018 a 2022, 110 de 134 nascentes foram protegidas por meio do cercamento de áreas, conservando e preservando a água do município.

Já em Três Marias, também em Minas Gerais, a iniciativa Amigos do Velho Chico tem o intuito de capacitar jovens e fazer a manutenção da biodiversidade e da fauna, além de disseminar o conhecimento da história e enriquecimento cultural. Com o programa, é possível criar, reproduzir e soltar espécies de peixes nativas e em extinção na bacia do Rio São Francisco. Até o momento, o projeto já permitiu a soltura de 50 mil peixes e planeja reproduzir mais 250 mil.

Os pilares ESG (Environmental, Social and Governance – ou Meio Ambiente, Social e Governança, em tradução livre) da Nexa asseguram processos ambientalmente sustentáveis nas atividades da empresa, além de ações de sensibilização e conscientização compartilhadas com as comunidades. A empresa mantém, ainda, um rigoroso Plano Diretor de Sustentabilidade, com um elevado Padrão Corporativo de Gestão Hídrica, que são responsáveis pelas diretrizes necessárias ao uso consciente da água.

“Já conseguimos atingir um índice de 82,5% de recirculação de água em nossas operações globais. Estamos cada vez mais empenhados em investir em tecnologias que possam garantir que nossos recursos hídricos sejam utilizados e reutilizados de forma racional e sustentável”, afirma Guilherme Freitas, gerente corporativo de Meio Ambiente da Nexa.

A empresa também estabeleceu objetivos para a melhoria contínua da redução do uso de água e da eficiência na gestão hídrica. Até 2030, a meta da companhia é reduzir 10% no consumo específico de água nas unidades de mineração e metalurgia.

Sobre a Nexa – A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritório em Luxemburgo, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo.

Os colaboradores da empresa atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse www.nexaresources.com

Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br