Conectado por
Governo de Rondônia

Mato Grosso

Nexa e Senai-MT retomam aulas do Programa de Qualificação Profissional com curso Técnico em Eletromecânica

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A nova qualificação é inédita em Aripuanã é ofertada gratuitamente com formação prevista para 2022

Da Assessoria: Francielle Mesquita

 A aula inaugural do curso de Técnico em Eletromecânica, ofertado pela Nexa e Senai-MT, marcou a retomada das aulas do Programa de Qualificação Profissional, desenvolvido em Aripuanã. O evento ocorreu na noite da última segunda-feira(01), no Centro de Educação Continuada Dardanelos.

Nesta nova etapa as aulas presenciais serão lecionadas em período noturno, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, na escola técnica do Senai-MT Aripuanã. A carga horária de 1.540 horas envolve aulas teóricas e práticas, tem formação de médio prazo com conclusão prevista para outubro de 2022. 

A seleção dos 40 estudantes para o curso de formação técnica aconteceu em quatro etapas, sendo elas: inscrição e seleção de documentos, prova teórica, avaliação psicológica em grupo e avaliação psicológica individual.  O emendador de cabos telefônicos, Edson Orondino comemora a conquista de uma das vagas.  “Essa formação é um sonho para mim. Além de não precisar ir para outra cidade como eu havia cogitado, vou poder ampliar meu conhecimento e qualificação profissional, com a possibilidade de conseguir uma oportunidade de trabalho na própria Nexa futuramente”, afirma o aluno.

Leocir Rondini Júnior, Gerente de unidade do Senai MT Aripuanã, salientou a importância da realização do curso técnico, que tem certificado de reconhecimento nacional, em benefício da comunidade local.  “Quem ganha mais com essa parceria entre as empresas é a população local. Por adquirir conhecimento, oportunidade de emprego, oportunidade de crescimento na região, promovendo desenvolvimento profissional, cultural e social”.

A prevenção ao novo coronavírus faz parte das precauções adotadas pela Nexa e Senai na retomada das aulas presenciais. “Dentre as ações já corriqueiras como higienização de mãos, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel nas instalações do SENAI de Aripuanã, a unidade disponibilizou para o curso, uma sala ampla, capaz de acomodar os alunos do curso respeitando o distanciamento entre as pessoas”, afirma o gerente.

Durante a aula inaugural do curso técnico, a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Projeto Aripuanã, Jorgiane Caldas Domingues, felicitou os alunos pela oportunidade e falou das ações de qualificação profissional que a Nexa tem fomentado na região. “O investimento na educação sempre traz o retorno positivo. Seja para o estudante em formação, com a especialização e conhecimento ou para as empresas que buscam mão de obra qualificada para seus empreendimentos”, avalia.

Programa de Qualificação: A Nexa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) iniciaram o ano letivo 2021 do Programa de Qualificação Profissional, iniciativa que desenvolvem em parceria desde 2019 no dia 25 de janeiro. Neste primeiro semestre três cursos serão lecionados com aulas presenciais. Dois são de curta duração com 160 horas aula e um de médio prazo com carga horária de 1.540 horas.  Os cursos de Eletricista Predial e Encanador Industrial (Caldeireiro), que começaram em 25 de janeiro, receberam 25 alunos por turma, com a duração de dois meses e meio. Já o curso Técnico de Eletromecânica, iniciado em 1º de fevereiro, com previsão de conclusão para outubro de 2022, irá preparar 40 alunos para o futuro profissional. 

Assessoria