Conectado por

Cacoal

Mutirão de exames de mamografia tem início em Cacoal; procedimentos acontecem no HRC


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Com o objetivo de zerar a fila de espera por exames de mamografia na II Macro Região de Saúde, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início nesta sexta-feira (15) a um mutirão de exames no Hospital Regional de Cacoal (HRC). A expectativa é de que aproximadamente mil mamografias sejam realizadas.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo esteve na “Capital do Café”, acompanhando as atividades. “Os exames estão sendo oferecidos para mulheres de toda a II Macro Região de Saúde, de Jaru à Vilhena. O mutirão está sendo realizado neste mês, em alusão ao Outubro Rosa, uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Caso haja a suspeita, a mulher imediatamente será acompanhada por um especialista para que sejam tratadas e possam ser completamente curadas”.

Zulmira Neuma elogiou a ação do Governo de Rondônia

Aguardando para realizar o exame, a dona de casa Zulmira Neuma, de 52 anos, se mostrou satisfeita como o atendimento e parabenizou a iniciativa do Governo de Rondônia. “Esta é uma ação muito importante, pois muitas vezes a gente não tem condições de pagar por este serviço. Este é um exame que precisa ser feito rotineiramente para prevenir o câncer e ter esse serviço sendo oferecido na rede pública estadual é uma conquista para todos, principalmente para nós, mulheres, que precisamos fazer esse acompanhamento. Esse é um passo importante que o Poder Executivo dá”, ressaltou.

Desde junho os exames de mamografia são realizados no Hospital Regional de Cacoal. Diversos investimentos tem sido feitos pelo Executivo Estadual para fortalecer todo o setor de diagnóstico por imagem. Com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba, no valor de R$ 780 mil, o Governo de Rondônia adquiriu um mamógrafo digital, com coleta de biópsia, para que os pacientes possam fazer o exame no HRC.

O mamógrafo digital é equipado com um braço giratório acoplado ao conjunto de tubo de raios-x, painel de controle e estereotaxia, um aparelho especial que permite a biópsia orientada por radiografia. Além disso, oferece total proteção radiológica para o operador.

O Governo de Rondônia adquiriu um mamógrafo digital com coleta de biópsia

Vale ressaltar que todas as mulheres que desejam realizar o exame de mamografia no Hospital Regional de Cacoal devem procurar a secretaria de saúde do seu município para fazer o cadastro junto ao Sistema de Regulação (Sisreg). Todos os exames são agendados.

“O Governo do Estado fez a instalação deste equipamento, de última geração para que a gente mantenha esse atendimento, além deste mutirão que acontece agora. Toda a equipe do HRC está capacitada para realizar o exame e oferecer o atendimento com a melhor qualidade possível”, finalizou o diretor do Complexo Regional Hospitalar de Cacoal, João Henrique Paulo Gomes.

Rondonia.ro.gov.br

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento