Conectado por
Governo de Rondônia

Cacoal

MP e órgãos públicos definem regras para cavalgada da Expoac em Cacoal, RO

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A cavalgada é a programação que abre a 20ª Exposição Agropecuária de Cacoal (Expoac), marcado para acontecer no próximo sábado (4). Com isso, o Ministério Público de Rondônia (MP/RO) e outros órgãos públicos se reuniram para firmarem o Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) com regras que devem ser seguidas. A Expoac acontece de 8 a 12 de agosto.

Polícias Militar (PM), Civil, Ambiental e Rodoviária, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Conselho Tutelar, entre outros, participaram da elaboração do Tac.

Entre as regras, estão as proibições do consumo de bebidas alcoólicas por condutores de veículo de tração animal e de veículos automotores para acompanhar a cavalgada, exceto carro de som credenciado pela Associação Rural de Cacoal. Está proibida, também, a montaria em lombo de bovinos. Serão permitidas montarias apenas em equinos e moares.

Os maus-tratos contra os animais serão fiscalizados na cavalgada por uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses e Idaron. Será proibida a utilização de esporas pontiagudas ou chicotes. As pessoas que forem flagradas maltratando os bichos serão conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Cacoal e poderão responder pelo ato judicialmente.

A cavalgada está prevista para começar às 9h com concentração em frente ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Cacoal. O percurso será feito pelas principais ruas da cidade e retornando ao CTG, onde a Arca servirá almoço aos participantes.

A Expoac acontece de 8 a 12 de agosto, no Parque de Exposição de Cacoal e contará com os shows de Wesley Safadão, Anitta e Conrado & Aleksandro.