Conectado por

Agronegócios

Mercado indiano vai receber carne suína brasileira


Compartilhe:

Publicado por

em

A Índia passará a comprar carne suína brasileira, informou nesta quarta-feira (26) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Acordo fechado entre os dois países prevê alíquota de 30% para a importação do produto do Brasil. Além disso, o importador também precisa pagar um imposto de 12%, equivalente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

P U B L I C I D A D E

De acordo com o Mapa, a abertura começou no mês passado, quando o governo da Índia autorizou a importação do Brasil de embriões bovinos “in vitro”. Ocorre também no momento em que as vendas do agronegócio brasileiro para o país asiático cresceram 114% de janeiro a agosto deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Outra frente estimulada pelo governo federal envolve o estímulo à produção de feijão e grãos como grão de bico, ervilha e lentilha para atender o mercado indiano, que consume esses produtos como fonte de proteína.

Mercado valioso

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a abertura do mercado indiano para a carne suína do Brasil. “Se por um lado é uma vitória para o Brasil, por outro, é o reconhecimento da capacidade brasileira de ofertar produtos com excelência acerca da qualidade dos produtos e do preservado status sanitário”, disse a entidade.

Dona da segunda maior população do mundo, a Índia vive um processo de urbanização, tornando o país um dos mercados mais atrativos para o setor de proteína suína. “O país passa por um intenso processo de urbanização, o que gera a necessidade de oferta de produtos e uma natural migração do consumo, com maior presença de proteínas animais na composição da cesta de alimentos”, afirmou a entidade.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br