Conectado por

Mato Grosso

Mendes prorroga isenção de ICMS a doações ao combate à Covid-19

Publicado por

em

O governador Mauro Mendes (DEM) prorrogou a isenção da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos doados e destinados à prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19) até o dia 30 de setembro.

Continua após a publicidade

Ou seja, para ter isenção, os insumos devem ser doados a uma entidade governamental ou assistencial.

A portaria que prorroga o ato consta no Diário Oficial do início deste mês. A anterior, que tratava do tema, findava os prazos de isenção em 30 de junho.

A isenção do ICMS se aplica às operações com produtos como, por exemplo, álcool gel e álcool 70%, luvas, máscaras de proteção, medicamentos, entre outros.

Conforme a publicação, a isenção alcança também operações de importação, interestadual e interna, incluindo a aquisição de insumos usados na fabricação desses produtos, bem como as prestações de serviços de transporte.

Na legislação de Mato Grosso já estava prevista a isenção do imposto nas saídas de mercadorias a serem doadas para atendimento da população em casos de catástrofes e calamidades.

Recentemente, o Executivo prorrogou o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia até o dia 30 de setembro.

No início da pandemia, o Executivo recebeu da iniciativa privada 300 mil litros de álcool 70%, para a saúde pública e outros setores, produzidos e doados por usinas de etanol de cana de açúcar e etanol de milho instaladas em Mato Grosso.

Ações como esta de empresas e indústrias terão o benefício da isenção do ICMS nas operações com os produtos.

Fonte:https://www.midianews.com.br/politica/mendes-prorroga-isencao-de-icms-a-doacoes-ao-combate-a-covid-19/379154