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Mendes: obra vai beneficiar a produção industrial do Estado do MT


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O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a ferrovia estadual não será boa apenas para a exportação de commodities, mas também para o setor industrial do Estado.

P U B L I C I D A D E

Mato Grosso é o Estado que mais exporta produtos agrícolas e pecuários no Brasil, conforme o Ministério da Agricultura. Ocorre que, por conta do gargalo na logística, alguns setores ficam inviabilizados de encaminhar seus produtos para o restante do País.

A ferrovia já recebeu o pontapé para efetivamente sair do papel. O projeto, que liga Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e a Cuiabá, irá se conectar com a Malha Paulista, que leva até o Porto de Santos (SP).

“Essa ferrovia não nos ligará somente aos portos. […] Essa ferrovia [estadual], além de ligar o Porto de Santos, que é o principal porto de exportação do país, também nos liga aos grandes centros consumidores. Então, ela é chamada ‘ferrovia da indústria’”, afirmou Mendes.

“Ela vai permitir levar muita coisa que a indústria mato-grossense produz para o mercado interno na região Sul e Sudeste, onde está concentrado a grande massa de consumo do País. Vai trazer insumos também para nossa indústria. Então é uma ferrovia que melhora muito a logística para o agronegócio, mas para a indústria mato-grossense continuar crescendo”, emendou.

A obra deverá receber investimento total de R$ 12 bilhões e, ao todo, terá 700 km de extensão. O Governo do Estado publicou o edital de chamamento público no último dia 19 de julho e a empresa vencedora terá prazo de 45 anos para operar.

Viabilidade

Há ainda em plano outras duas ferrovias para serem construídas no Estado: Ferrogrão e Fico. Mendes foi questionado se o ramal da ferrovia estadual não inviabilizaria o projeto da Ferrogrão.

Isso porque, a ferrovia estadual já ligará o estado ao Porto de Santos, tornando-se supostamente desnecessário a ligação ao Porto de Miritituba (PA), como a Ferrogrão propõe.

“O que viabiliza qualquer projeto econômico é a viabilidade econômica, não é a presença de um concorrente. Mato Grosso já está chegando a 80 milhões de toneladas. Estudos mostram que em dez anos nós vamos chegar a 120, 130, eu aposto em 150 milhões”.

“O único país que pode crescer quanto à exportação fortemente é o Brasil. E dentro do Brasil, Mato Grosso é o único estado que pode dobrar em dez anos a sua produção. A capacidade de Mato Grosso produzir é gigantesca. Tem espaço para Fico, Ferrogrão e Rumo”.

Midianews.com.br

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