Conectado por

Saúde

Meditação alivia a ansiedade e a depressão

Publicado por

em

De acordo com estudo feito pelo doutor Madhav Goyal, professor adjunto de medicina interna na universidade John Hopkins (Estados Unidos), a meditação conhecida como “plena consciência”, uma técnica budista que consiste emconcentrar a atenção no momento presente por meia hora, todos os dias, ajuda a aliviar sintomas de estresse e depressão. É o que mostra uma análise feita com base em resultados de cerca de 50 testes clínicos.

Continua após a publicidade

Segundo o autor da pesquisa, publicada nesta segunda-feira, 6 de janeiro, na edição on-line do Journal of the American Medical Association (JAMA), apesar de muitas pessoas recorrem a meditação, a atividade ainda não é considerada pelos médicos como parte de alguma terapia.

Durante o experimento, os pesquisadores analisaram o nível de alteração nos sintomas entre pessoas que sofriam de diversas enfermidades, como insônia e fibromialgia, um transtorno que causa dores musculares crônicas. Apenas uma pequena parte destes pacientes tinha algum problema mental, segundo os autores do estudo. Depois das avaliações, eles constataram que a meditação teve resultados animadores.

Na maioria das vezes, os cientistas identificaram nos voluntários sinais de melhora nos sintomas de ansiedade, depressão e dor, após estarem no estado de “plena consciência” por meia hora por dia. Apesar disso, eles encontraram poucos indícios de melhora no nível de estresse ou da qualidade de vida.

Já nos testes clínicos, onde os pacientes foram monitorados por seis meses, os pesquisadores constataram que os benefícios da meditação permaneceram.

Foram analisados 47 testes clínicos com um total de 3.515 participantes que meditavam e sofriam de diversos problemas psicológicos e físicos, entre eles depressão, ansiedade, estresse, Insônia e até mesmo diabetes e câncer.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *