Conectado por

Mato Grosso

Mato Grosso passa meta de vacinação contra pólio e sarampo


Compartilhe:

Publicado por

em

Mato Grosso ultrapassou a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e sarampo durante a campanha nacional de imunização, que terminou na última sexta-feira (14). O balanço divulgado mostra (17) mostra que o Estado registrou uma cobertura vacinal de 95,7% para a pólio e de 95,5% para sarampo, conforme balanço preliminar do Ministério da Saúde.

No Estado, a meta era atingir 202 mil meninos e meninas. No país, segundo o MS, a cobertura vacinal foi de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada). Quinze estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, conseguiram o índice na vacinação de pólio.

“O sucesso da campanha é responsabilidade de todos que entenderam a importância de mantermos elevadas coberturas vacinais para evitar que doenças eliminadas voltem a circular no país, como tem acontecido com o sarampo. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra essas doenças”, disse o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

A campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco anos tiveram que se vacinar independente da situação vacinal. Os gestores têm até o dia 28 de setembro para informar no SI-PNI do Ministério da Saúde os dados de vacinação da campanha.

Portanto, estados e municípios tem até esse período para buscar a meta da Campanha e vacinar as crianças de um a menores de cinco anos. As vacinas contra a pólio e sarampo estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde e fazem parte do calendário de rotina da criança.