Conectado por

Acre

Mais dois trechos da BR-364 no Acre são incluídos no plano de recuperação


Compartilhe:

Publicado por

em

Mais dois trechos da BR-364 foram incluídos no plano de recuperação do governo federal. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo senador acreano Alan Rick, do União Brasil, no Jornal do Acre 1ª edição. Nesta terça, está prevista a assinatura da ordem de serviço da rodovia.

P U B L I C I D A D E

No dia 2 de abril, a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Acre (Dnit) declarou situação de emergência em alguns trechos do km 620 ao km 682 entre o Rio Gregório e o Rio Liberdade, que ficam entre as cidades de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Os trechos divulgados pelo senador nesta segunda não estavam incluídos no decreto de emergência do Dnit. São eles:

  • Lote 2: de Rio Branco até o Riozinho do Andirá – total de mais de 53 quilômetros que precisam de recuperação;
  • Lote 7: do Rio Gregório ao Rio Liberdade – total de 67 quilômetros

 

Ainda segundo o senador, o governo federal garantiu mais R$ 300 milhões para o projeto de recuperação da rodovia. “Esses são trechos da estrada que não estavam cobertos no contrato, precisávamos fechar isso uma vez que as empresas se recusavam a participar das licitações por conta da tabela do Dnit. Todo mundo sabe que o custo para fazer estrada no Acre é caríssimo, os produtos aumentaram os preços de forma vertiginosa e as empresas não se interessavam. Conversamos isso com o Dnit e o ministro, que atendeu nosso pedido”, confirmou.

BR-364 está em situação crítica desde o início das chuvas — Foto: Transacreana

BR-364 está em situação crítica desde o início das chuvas — Foto: Transacreana

 

Desde a publicação do decreto de emergência, esses trechos críticos passaram por serviços paliativos, com os buracos sendo tapados com pedras e pó de pedra para garantir a circulação dos veículos na estrada.

Os trechos que não estavam inseridos no decreto de emergência também passaram por manutenção com serviços convencionais com asfalto.

Equipes executam serviços paliativos em trechos críticos da BR-364 — Foto: Arquivo/Dnit

Equipes executam serviços paliativos em trechos críticos da BR-364 — Foto: Arquivo/Dnit

Mais de 20 horas de ônibus

 

As más condições da BR-364 maltratam quem precisa dela para se locomover. A viagem que durava entre 8 a 12 horas de ônibus, agora ultrapassa as 20 horas e, dependendo do dia, pode durar as 24 horas.

A situação da rodovia acaba afetando no custo das passagens de ônibus. No ano passado, os preços para viagens intermunicipais sofreram dois ajustes, sendo o último em junho. O aumento foi de R$ 1 entre Rio Branco a Bujari e chega a R$ 37 entre a capital e Cruzeiro do Sul.

Trechos que não estão inseridos no decreto de emergência também recebem manutenção — Foto: Arquivo/Dnit

Trechos que não estão inseridos no decreto de emergência também recebem manutenção — Foto: Arquivo/Dnit

 

Conforme a nova tabela, o preço da passagem entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, subiu de R$ 185 para R$ 222. Bujari e Senador Guiomard, que tiveram o menor reajuste, deixam de cobrar R$ 5,50 e passa a vigorar a tarifa de R$ 6,50.

Prefeitos de cinco municípios interligados pela BR-364 assinaram um documento que pedia a recuperação da rodovia e alertava para o impacto econômico na região. O documento foi entregue à bancada federal do Acre pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. Segundo ele, os problemas precisam ser resolvidos para evitar o fechamento da estrada.

O senador Alan Rick destacou que a economia do Juruá estava sendo afetada pelas más condições da rodovia. “Para se ter uma ideia, freteiros estavam informando outros freteiros para não andar pela estrada porque estava quebrando peças dos caminhões. A retomada das obras, a parte de reforma de alguns trechos, vão dar algum alento para todo comércio do Juruá que dependem de Rio Branco e do Brasil para receber mercadoria. Isso fomenta a economia”, celebrou.

Recursos

 

Outdoor colocado na estrada pede que a BR-364 seja recuperada  — Foto: Bruno Vinicius/Rede Amazônica Acre

Outdoor colocado na estrada pede que a BR-364 seja recuperada — Foto: Bruno Vinicius/Rede Amazônica Acre

 

Em fevereiro, o senador Alan Rick recebeu, em nome da bancada do Acre em Brasília, um documento assinado por prefeitos de 5 cidades acreanas atravessadas pela BR-364. À época, os representantes acreanos buscavam se reunir com o Ministério dos Transportes para pleitear recursos específicos à rodovia acreana.

Já em março, o governo federal garantiu R$ 600 milhões em recursos para manutenção e recuperação da BR-364, principal rodovia do Acre que liga a capital a Cruzeiro do Sul. No dia 2 de março, a bancada federal do estado acreano e o representante do governo do estado se reuniram com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para alinhar a liberação dos recursos.

De início, o governo federal já garantiu a liberação de R$ 190 milhões para manutenção dos trechos mais críticos da rodovia.

Audiência pública

 

No dia 17 de abril , uma audiência pública foi realizada na Aleac para discutir as más condições da BR-364. Além dos deputados estaduais, estiveram no encontro, representantes do (Dnit-AC), do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), prefeitos e empresários.

Os deputados federais coronel Ulysses (União), Roberto Duarte (Republicanos) e Eduardo Veloso (União) também marcaram presença na reunião.

https://g1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br