Conectado por

Artigos & Colunas

Lideranças de Candeias cobram ações do prefeito Valteir Queiroz, a questionável terceirização da Eletrobrás, ex-deputados Airton e Hermínio preparam a volta à Ale-RO


Compartilhe:

Publicado por

em

Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

 Eletrobrás – Na última semana a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou a terceirização da Eletrobrás. Ontem (24) teve audiência pública para debater os impactos da medida provisória da Eletrobrás (MP 1-31/21), que visa a terceirização da empresa. Estarão na audiência representantes da Assessoria Especial do Ministério das Minas e Energia, secretaria de Desestatização do Ministério da Economia, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o relator da MP, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). A privatização poderá elevar a conta de luz em 16,7%, segundo técnicos da área. A decisão da comissão da Câmara Federal vai para discussão e aprovação no Senado.

Candeias – Moradores membros das associações de produtores rurais de Candeias do Jamari estão na bronca com o prefeito Valteir Queiroz (Patriota). É que durante a campanha foi assumido compromisso de recuperar as linhas e resolver o problema de tratores com as entidades. Como nenhuma das situações foram resolvidas, Valteir foi cobrado e andou batendo boca pelas redes sociais com diretores de associações das Linhas 45 e 50, porque ele não estaria cumprindo os compromissos formalizados durante a campanha política. Para os moradores, o prefeito Valteir, estaria empurrando com a barriga situações, que precisam ser definidas agora, pois o inverno amazônico (chuvas) está terminando e as estradas precisam ser recuperadas e adequadas e os produtores prepararem as terras para o plantio.

Deputado – A pandemia não permite sessões plenárias na Assembleia Legislativa (Ale), inclusive debates acirrados, como em passado recente. O ex-deputado estadual, que já presidiu a Ale e também passou pela câmara de vereadores de Porto Velho, inclusive como presidente, Hermínio Coelho, que iniciou a carreira política no PT, dos bons tempos, faz muita falta no processo político regional. Coelho, além de um defensor ferrenho da classe trabalhadora, era um crítico em potencial do hoje senador, na época governador, Confúcio Moura (MDB). O polêmico e batalhador Hermínio está de volta e prepara uma candidatura à Ale no próximo ano. Políticos como ele está fazendo falta na militância regional.

Deputado II – Quem também está preparando o retorno à Ale é o ex-deputado Airton Gurgacz, do PDT. Airton é de Ji-Paraná e tem passagem das mais positivas pela Casa do Povo, pela sua facilidade em lidar com o eleitorado, seja servidores da casa ou lideranças políticas regionais. Apesar de obter 8.724 votos em 2018, não conseguiu a reeleição, devido as coligações, que foram abolidas desde as eleições municipais de 2020, quando foram eleitos e reeleitos os novos prefeitos, vices e vereadores. Airton somou mais votos, que dois dos 24 deputados, que compõem o quadro da Ale, hoje, mas ficou fora. É mais um que prepara a volta e também com muitas chances de sucesso.

Donadon – A Família Donadon sempre foi referência na política no Cone Sul, região polarizada por Vilhena. O político mais atuante da família, Melki, já foi prefeito de Colorado do Oeste e Vilhena. Sua mulher, Rosani, já foi prefeita de Vilhena e a cunhada, Rosângela é deputada estadual. Os irmãos, Natan foi deputado federal e prepara sua volta. O irmão mais novo, Marcos marido de Rosângela, que já foi deputado estadual e presidiu o Poder Legislativo por dois mandatos seguidos, ainda. não se decidiu. Por enquanto somente Natan está se preparando para concorrer à Câmara Federal no próximo ano.

Respigo  

Quem completou 60 anos de casado no último dia 20 foi o casal Nair e Assis Gurgacz, da Eucatur/Diário da Amazônia. Infelizmente sem festa, devido ao coronavírus, que não permite abusos, mesmo ambos tendo tomado as duas doses de vacinas +++ No próximo dia 6 o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia-Sinjor realizará eleições para escolha da nova diretoria. Os diretores do Sinjor estão solicitando a confirmação dos e-mails dos jornalistas sindicalizados, pois a votação também poderá ser feita, através de link +++ Choveu forte na madrugada de hoje (24) em boa parte de Porto Velho. E como sempre ocorre nessas ocasiões, várias áreas ficaram alagadas prejudicando a ida ao trabalho de muita gente, apesar de hoje ser comemorado o Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora Auxiliadora +++ Dos órgãos públicos (federal, estadual e municipal) somente a prefeitura trabalha normalmente em Porto Velho, pois o feriado foi antecipado anteriormente devido a pandemia. Comércio e demais estabelecimentos abriram as portas, apesar de chuva fraca, mas intensa durante boa parte da manhã.

Fonte: rondoniadinamica.com