Conectado por

Mato Grosso

Lei prevê criação de catálogo online de obras de artistas mato-grossenses


Compartilhe:

Publicado por

em

As obras artísticas mato-grossenses deverão ser divulgadas em um catálogo online. A criação do catálogo foi estabelecida na Lei nº 10.943/2019, que obriga o estado a criar o catálogo de arte e cultura de Mato Grosso.

De acordo com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a intenção é divulgar na internet as obras de artistas plásticos locais de maneira acessível e didática.

A lei foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e é de autoria do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Maluf.

Segundo a ALMT, o catálogo vai preservar e divulgar o acervo artístico mato-grossense e será um banco de dados digital que aproximará, de forma democrática, a população dos artistas e profissionais de arte e cultura do estado de Mato Grosso.

De acordo com a regra, o conteúdo do catálogo deve ser disponibilizado preferencialmente na internet.

Obras de artistas mato-grossenses serão divulgadas em catálogo online — Foto: Angelo Varela / ALMT

Obras de artistas mato-grossenses serão divulgadas em catálogo online — Foto: Angelo Varela / ALMT

Ele deve conter informações pessoais e comerciais do artista, profissional de arte ou de cultura, o currículo do autor da obra e ainda o portfólio com imagens do seu trabalho, devidamente catalogadas.

Na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) existem cerca de 500 obras.

Será feito um levantamento detalhado e a restauração das obras.

O governo deverá fazer um estudo para saber quantas obras o estado possui e quantas precisam ser restauradas.

No estado as obras estão expostas em locais como a Galeria Lava Pés de Artes Visuais. Outro local que abriga as pinturas é o Museu Histórico, que está em processo de reforma. O público pode conferir ainda as obras no Palácio da Instrução.