Conectado por

Rondônia

Junta Comercial e contabilistas usam videoconferência para atualizar legislação e abrir empresas pelo modelo digital


Compartilhe:

Publicado por

em

A Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), está atualizando os contadores com toda legislação por meio de videoconferência, sobre os serviços* mais avançados prestados pelo órgão às empresas de baixo risco entre outras.

P U B L I C I D A D E

As explicações atendem profissionais de contabilidade dos municípios de Rondônia. Até agora, uma videoconferência reuniu cerca de 100 participantes, em Porto Velho, outra reuniu 50, em Ariquemes.

Até o segundo semestre, as reuniões on-line se repetirão para outras regiões do Estado. O presidente da Jucer, José Alberto Anísio, lembrou a presença do órgão nos 52 municípios, por meio da RedeSIM.

Essa rede agrega as melhores práticas nacionais, estaduais e municipais para a desburocratização do registro e legalização de empresas. Resultou da compilação feita pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio em reuniões das quais participaram todos os órgãos responsáveis para a edição da Lei Federal nº 11.598/07, que simplificou o registro e a Legalização de empresas e negócios.

A Jucer pretende chegar também às escolas, com a visão de que ali estão futuros contadores e empreendedores. “Vamos despertá-los e mostrar que empreender não é mais difícil”, disse o presidente.

Preparada desde 2019 para o programa Governo Sem Papel, a Jucer está atualmente ligada aos sistemas eletrônicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), secretarias estaduais do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), de Finanças, de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), entre outros órgãos públicos.

As Prefeituras recebem o pedido de abertura da empresa, e opinam pela viabilidade ou não do negócio. A tramitação do processo é eletrônica.

“Contadores são imprescindíveis nessa modernização, já que funcionam como elo entre a empresa e a Jucer”, comentou Anísio.

Segundo o presidente da Jucer, dentro do modelo online, o próximo passo será a biometria facial do empreendedor.

“As atividades do empreendedor estão cada vez mais facilitadas, livres dos antigos trâmites burocráticos e avançando na modernidade”, avaliou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), José Cláudio Ferreira Gomes.

Apesar do delicado momento da pandemia, a classe tem motivos para comemorar: sábado (25) é o Dia do Profissional de Contabilidade. “É o contador que faz nascer, crescer e evoluir empresas em Rondônia e no Brasil, pois empresta seus conhecimentos técnicos a pequenos, médios e grandes empresários, e por eles são reconhecidos na sua competência”, disse Gomes.

O presidente do Conselho elogia a chamada “desmistificação do processo digital” preconizada pela Jucer: “Ela inova a prestação de serviços da classe, na medida em que insere o contador nesse modelo tecnológico capaz de fazê-lo produzir tudo no próprio escritório, economizando tempo, papel e mão de obra”.

_____

* Pelo Empresa Fácil, o empreendedor encontrará tudo o que precisa para abertura, alteração e baixa de sua empresa, de forma simples e rápida. Alvarás de licença e localização já são expedidos on-line no ambiente dessa plataforma, sem a necessidade de atendimento presencial para obtenção do documento, inclusive para obtenção das taxas pertinentes.

Já o Licenciamento MEI (Microempreendedor Individual) não mais exige a abertura de processo físico, uma vez que o microempreendedor individual passa a fazer parte da plataforma de integração Empresa Fácil RO, com o mesmo fluxo das demais empresas, negócios e atividades.

Secom – Governo de Rondônia

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br