Conectado por

Diversão

Jovens estão viajando de graça com benefício pouco divulgado na mídia


Compartilhe:

Publicado por

em

Mais de 3,2 milhões de brasileiros já emitiram o documento disponibilizado pelo Governo Federal, que permite descontos em viagens e cinema.

P U B L I C I D A D E

Se você tem entre 16 e 29 anos, atenção a estas informações: saiba que é possível ter descontos em ingressos de cinema, teatro e até mesmo conseguir viajar de graça, desde que esteja com o ID Jovem em mãos. A “Identidade Jovem” é o benefício que já auxiliou aproximadamente 3,2 milhões de brasileiros na faixa etária mencionada.

O que é o ID Jovem?
Segundo o Decreto nº 8.537 de 2015, deve ser possibilitado o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Tudo isso é muito bem explicado pelo Governo Federal.

Criado em 2016, atualmente o programa conta com 430 mil carteirinhas ativas. Para fazer parte desse grupo, basta acessar o site do governo para imiti-la totalmente de graça. Claro, é importante que o interessado atenda alguns critérios para participar do grupo “seleto” que é beneficiado.

Como usar benefício para viajar?
Um dos principais requisitos solicitados é a inscrição do participante no Cadastro Único (CadÚnico), que é o sistema usado para identificar as famílias de baixa renda no Brasil. O governo explica que, além do cadastro, é preciso estar ativo. Sendo assim, é essencial que as informações estejam atualizadas há pelo menos 24 meses.

Caso os dados sejam antigos, é recomendado atualizar tudo pelo site do CadÚnico ou pelo seu aplicativo, ambos por meio da opção “Atualização Cadastral por Confirmação”. Essa função aparece somente em cadastros com o perfil “Responsável Familiar”, logo é importante estar atento a este ponto.

Outra opção é comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade para realizar a inscrição, caso não tenha. E para emitir o documento, é preciso ter entre 16 e 29 anos; fazer parte de uma família que tenha renda de, no máximo, dois salários mínimos; bem como estar com a inscrição no CadÚnico ativa e atualizada.

Quais são as vantagens oferecidas pelo ID Jovem?
A partir do momento em que o processo de inscrição é concluído, o jovem terá acesso a 50% de desconto em ingressos para eventos culturais, artísticos, de educação e esportivo. Outro benefício é o desconto em teatros, cinemas, circos, shows de música e quaisquer outras atrações oferecidas por estabelecimentos privados e públicos.

O desconto que mais chama a atenção dos jovens são as passagens de transporte em viagens interestaduais, que podem ter custo cortado pela metade ou sair totalmente de graça. É importante estar atento, pois são oferecidas somente duas vagas com passagem gratuita durante a viagem e outras duas com 50% de desconto em cada ônibus.

Para o direito ser exercido, o jovem precisa apresentar a sua carteirinha, acompanhada de um documento oficial com foto, no momento da compra das passagens ou ingresso. Para que a passagem seja válida, é essencial adquiri-la com uma antecedência de dias ou até três horas da viagem marcada.

EDITAL CONCURSOS BRASIL

Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br