Conectado por

Medicina

Janeiro branco: Porque saúde mental interessa à todos


Compartilhe:

Publicado por

em

Por: Ladinne Campi

P U B L I C I D A D E

O mês de janeiro, por ser o primeiro do ano, simboliza um novo começo. É um período de mudança de hábitos, em que costumamos repensar nossas atitudes. É utilizado para reflexão e início de novos projetos e metas, como dieta, academia e cursos. Por esse motivo, ele foi o mês escolhido para a campanha que destaca a importância da saúde mental. Você sabe como funciona o Janeiro Branco? Então descubra neste texto!

Muitas pessoas passam por um momento de melancolia no fim do ano e começam janeiro fragilizadas psicologicamente. Para ajudá-las, profissionais da saúde desenvolveram a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo incentivar essas pessoas a buscarem ajuda profissional e a cuidarem da mente. Dessa forma, elas podem observar mais o seu interior e planejar ações em prol da felicidade em suas vidas ao longo do ano.

Ainda existe muito tabu sobre saúde mental. É preciso desmistificar a ideia de que só procura ajuda especializada quem está doente ou tem um problema grave. Na verdade, o aumento no número de pessoas com depressãoansiedade pânico mostra a importância de cuidarmos dos aspectos mentais e emocionais regularmente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 700 milhões de pessoas no mundo sofrem com transtornos mentais, representando 13% do total de todas as doenças. No Brasil, sabe-se que os diagnósticos de depressão crescem anualmente. Hoje, são mais de 16 milhões de indivíduos com o diagnóstico da doença. Além disso, somos o país com maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade.

Indivíduos psicologicamente fortalecidos e que contam com rede de apoio profissional e familiar veem os benefícios se refletirem, inclusive, na saúde física. A OMS determina que o conceito de saúde não é simplesmente a ausência de doenças, mas um “completo estado de bem-estar físico, mental e social”.

ANO NOVO, VIDA NOVA

A campanha Janeiro Branco pretende colocar o tema em evidência, incentivando a reflexão, discussão e esclarecimento do assunto, a fim de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. A cor branca foi escolhida porque representa um quadro ou papel em branco, para escrever uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. A campanha teve início em 2014, em Minas Gerais, e hoje se estende por todo o Brasil.

As ações realizadas nesse mês têm várias finalidades:

• Disseminar o conceito de “psicoeducação” entre as pessoas e instituições sociais;

• Incentivar a valorização de políticas públicas voltadas para a saúde mental;

• Chamar atenção das mídias e instituições sociais, públicas e privadas, para a discussão sobre esse tema;

• Fortalecer e disseminar uma cultura em favor da saúde mental.

Dessa forma, a campanha Janeiro Branco alerta para a importância do autoconhecimento e do bem-estar, além de propor um debate constante sobre o tema. As ações estratégicas criadas durante esse mês contribuem para a valorização da subjetividade humana e para o combate ao adoecimento emocional das pessoas.

Portanto, mais do que nunca, vale voltar a atenção para as próprias emoções: ouvir-se, compreender-se, perdoar-se, amar-se, priorizar-se… Talvez, o primeiro passo para começar um novo ano – e fazer, dele, o melhor ano – seja entender que quem cuida da mente cuida da vida.

 

 

Semprebem.paguemenos.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br