Conectado por

Mato Grosso

Janaina diz que segurança contra ataques exigem medidas para todas as escolas, públicas e privadas


Compartilhe:

Publicado por

em

A presidente interina da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, deputada Janaina Riva (MDB) afirmou que medidas de enfrentamento à violência nas escolas precisam garantir segurança à todas as unidades sejam elas públicas ou privadas. Ao pedir que o governo do estado oficialize as medidas que tem proposto para não ficar somente no ‘chutômetro’.

P U B L I C I D A D E

“Outro dia eu falei aqui na Assembleia sobre a necessidade de se criar, de fato, uma política de enfrentamento a violência nas escolas mas, sobretudo, torná-las uma proposta oficial. Ou seja, regulamentar as medidas que estão sendo divulgadas para não ficar no chutômetro, pois é isso que está acontecendo hoje. A cada hora vem um com uma ideia, que seria ótimo se estivéssemos falando apenas de uma escola, mas não estamos, são várias escolas, tanto públicas quanto privadas”.

A declaração da parlamentar emedebista foi feita na última quarta-feira(19), ao site O Bom da Notícia, no 2º Encontro de Vereadoras de Mato Grosso, no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, quando elogiou, inclusive, fala recente do governador Mauro Mendes (UB) sobre não tomar as ‘portas-giratórias em um novo respirador como ocorreu na pandemia, quando a busca pelo equipamento fez o preço explodir no mercado.

“Gostei da fala do governador Mauro Mendes para não fazer das portas-giratórias um novo respirador, colocando o preço lá em cima”, disse.

A fala de Mendes foi feita no Palácio do Planalto, em Brasíla, na última terça-feira (18), em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) com governadores e representantes de outros Poderes. Ao ainda afirmar sobre a necessidade de agir no DNA da violência para acabar com os ataques que veem ocorrendo nas escolas brasileiras. “Nós precisamos dar respostas e proteger essas 250 mil escolas do nosso país, e ainda que eu respeite a iniciativa de cada governador ou prefeito, não dá para fazer uma corrida para comprar detectores de metais e transformá-los em um novo respirador como ocorreu na pandemia”, disse o governador.

Medidas divulgadas pelo governo contra os ataques nas escolas

As secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e Segurança Pública (Sesp-MT), anunciaram a instalação de 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso, como parte do Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas.

Também foram adotadas outras medidas de segurança para a rede pública de ensino, após registros de ataques em escolas do país e no Estado como a disponibilização do Botão do Pânico, o fortalecimento das rondas ostensivas,  ampliação da cultura de paz nas escolas, psicólogos para alunos e professores, fechamento dos portões e acesso somente para funcionários e estudantes, com pais inclusive passando a agendar a entrada nas escolas.

O BOM DA NOTICIAS

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br