Conectado por

Economia

INSS: veja as datas de pagamento do 13º antecipado


Compartilhe:

Publicado por

em

Assim como nos últimos anos, em 2022, o Governo Federal decidiu por antecipar os repasses do 13º do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O abono natalino, costuma ser pago nos meses de novembro e dezembro, todavia, este ano começa a ser pago ainda em abril.

P U B L I C I D A D E

Segundo o divulgado pela Autarquia, o benefício será concedido em duas parcelas, de modo que a primeira será liberada entre 25 de abril e 6 de junho, já a segunda começa em 25 de maio e 7 de junho.

Vale ressaltar que nem todos os beneficiários recebem o abono natalino. Em resumo, benefícios de natureza assistencial, como é o caso do BPC, não contam com 13º salário.

Por sua vez, o abono é pago para segurados contemplados pelos seguintes benefícios: aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, salário maternidade e pensão. De acordo com o INSS, cerca de 30,5 milhões de cidadãos recebem a antecipação do 13º salário.

Calendário da antecipação do 13º do INSS
Conforme as regras estipuladas para a distribuição do 13º, aposentados, pensionistas e demais assistidos do INSS, receberão o pagamento do abono juntamente com seu benefício mensal.

Desta maneira, na data em que o respectivo benefício for concedido, o segurado também receberá o 13º. Além disso, o cronograma de pagamentos, divide quem recebe um salário mínimo, e quem ganha mais que o piso nacional.

Para saber a data exata do depósito, é preciso consultar o número de inscrição do benefício, e conferir qual é o dígito final. Vale lembrar, que é preciso desconsiderar o verificador (número após o traço).

Pagamento do 13º para quem ganha um salário mínimo
Dígito final do benefício Data de pagamento da Primeira parcela Data de pagamento da Segunda parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 2 de maio 1 de junho
7 3 de maio 2 de junho
8 4 de maio 3 de junho
9 5 de maio 6 de junho
0 6 de maio 7 de junho
Pagamento do 13º para quem ganha mais que um salário mínimo
Dígito final do benefício Data de pagamento da Primeira parcela Data de pagamento da Segunda parcela
1 e 6 2 de maio 1 de junho
2 e 7 3 de maio 2 de junho
3 e 8 4 de maio 3 de junho
4 e 9 5 de maio 6 de junho
5 e 0 6 de maio 7 de junho

Jornalcontabil.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br