Conectado por

Mundo

Indonésia estende operações de resgate após sismo a pedido de moradores


Compartilhe:

Publicado por

em

As autoridades da Indonésia prolongaram nesta quinta-feira (11), por 24 horas, as operações de resgate dos desaparecidos após o sismo seguido de tsunami que atingiu a ilha de Celebes, no dia 28 de setembro, causando a morte de mais de 2 mil pessoas

O porta-voz da agência indonésia de resposta a catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, disse, durante coletiva de imprensa, que as operações foram prolongadas um dia e que terminarão nesta sexta-feira (12), depois das autoridades terem anunciado que as buscas seriam suspensas hoje à tarde.Nugroho adiantou que o prolongamento se deve “aos pedidos dos moradores”.

Oficialmente, o número de desaparecidos pode ser maior que 680, já que milhares de casas foram engolidas pela terra. A organização Save the Children na Indonésia disse que podem estar desaparecidas até 1.500 crianças.

A presidente da organização, Selina Sumbung, referiu que o fim da missão de busca é aceitado de “coração pesado”. A agência indonésia de resposta a catástrofes disse que o balanço de mortos subiu hoje para os 2.073, com a maioria das vítimas em Palu, capital da província de Celebes Central.

Nugroho disse que a avaliação do custo da reconstrução ainda está sendo feita, adiantando que o “período de reconstrução deverá ser de 2019 a 2021”.

Entenda o que aconteceu

Um sismo de magnitude 7,5 atingiu as Celebes no passado dia 28, tendo sido seguido de um tsunami. De acordo com a ONU, cerca de 200 mil pessoas precisam de assistência humanitária urgente. O país situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona de forte atividade sísmica, situada na convergência de três placas tectônicas (indo-pacífica, australiana e eurasiática).

A ilha turística no sul da Indonésia foi atingida por dois fortes terremotos, em 29 de julho e em 5 de agosto, seguidos por réplicas, e de um novo sismo de magnitude 6,9, em 19 de agosto. Com informações da Lusa.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento