Conectado por

Meio Ambiente

Incêndio que atinge reserva ambiental chega ao 4º dia em Nova União, RO


Compartilhe:

Publicado por

em

Chega ao quarto dia o incêndio de grandes proporções que atinge uma reserva ambiental e propriedades rurais em Nova União (RO), município a pouco mais de 370 quilômetros de Porto Velho. Cerca de dois mil hectares já foram destruídos. Por conta das chamas, animais foram encontrados mortos. Entre as espécies, há cobras tatus e jabutis. A Polícia Ambiental (BPA) de Rondônia apura o caso.

P U B L I C I D A D E

Segundo moradores, a queimada foi controlada na madrugada desta terça-feira (11) após uma chuva. Porém, conforme informações da Polícia Militar de Nova União, novos focos de incêndios na área de reserva ambiental foram registrados na tarde desta terça, após a visita do Corpo de Bombeiros.

Durante a manhã, as corporações visitaram a área para combater pequenos focos que persistiem. Além disso, avaliaram a área desmatada.

Na reserva, vários animais, entre cobras, tatus, jabutis, foram encontrados queimados. Conforme o Corpo de Bombeiros, ainda é cedo para informar quantas espécies foram mortas. Porém, o que se dá para dizer é que o prejuízo ambiental é grande.

“Aproximadamente 30 quilômetros lineares foram queimados. Um dos fatores que contribuíram para que as chamas se alastrassem rapidamente foi o tempo seco nesta época do ano”, destacou o capitão dos bombeiros de Rondônia Moacir de Paula.

Apesar disso, a Polícia Militar Ambiental de Rondônia investiga o caso para saber se o incêndio foi causado por ação humana ou se foi florestal.

O local é berço de importantes nascentes, a exemplo, do Rio Boa Vista que, responsável pelo abastecimento de água da cidade de Ouro Preto do Oeste (RO).

Animais foram mortos queimados durante incêndio de grandes proporções em Nova União.  — Foto: Gabriel Siqueira/ Arquivo pessoal

Animais foram mortos queimados durante incêndio de grandes proporções em Nova União. — Foto: Gabriel Siqueira/ Arquivo pessoal

Perda

O agricultor Moacir de Lopes contou, emocionado, que cerca de 95 % de sua propriedade foi destruída pelo incêndio. A alternativa que encontrou foi alugar pastos em propriedades vizinhas que não foram afetadas pelas chamas.

“Estou muito triste por ter perdido toda minha pastagem. Nossa produção leiteira será totalmente comprometida”, destacou o produtor.

Estrago

O incêndio começou no último sábado (8) e até o momento não foi controlado. Segundo moradores, as chamas começaram dentro de uma reserva ambiental, que fica localizada nos assentamentos Margarida Alves e Palmares.

O vento forte e a vegetação seca contribuíram para que as chamas se alastrassem rapidamente pela mata e pelas propriedades rurais.

Propriedades rurais e área de preservação ambiental foram atingidas em Nova União.  — Foto: Gedeon Miranda/G1

Propriedades rurais e área de preservação ambiental foram atingidas em Nova União. — Foto: Gedeon Miranda/G1

De acordo com informações preliminares da Polícia Militar (PM), em três dias, o incêndio já havia destruído mais de 35 propriedades rurais e cerca de 30% da reserva.

4º estado que mais queima

O incêndio em Nova União é um dos que contribuíram para Rondônia chegar ao quarto lugar no ranking entre os estados que mais queimam no país.

Segundo levantamento do banco de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Rondônia somou pouco mais de 7,2 mil focos de incêndio até esta terça.

A capital Porto Velho segue na primeira posição como o município que mais apresentou pontos de chamas, com mais de 2,5 mil focos. Em seguida, vem Nova Mamoré e Candeias do Jamari, com 901 e 673 focos de queimada, respectivamente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br