Conectado por

Cuiabá-MT

Hospital em Cuiabá realiza primeira cirurgia One Step em MT com uso de células-mesenquimais


Compartilhe:

Publicado por

em

 O Hospital São Mateus realizou o primeiro procedimento de Mato Grosso utilizando a técnica One Step. A cirurgia é um importante avanço na área ortopédica por ser menos invasiva e possuir um conceito considerado novo que é o de regeneração de tecidos. Até então, o que se tinha era a possibilidade de apenas cicatrização, e após procedimentos que são considerados bastante agressivos.

P U B L I C I D A D E

A One Step consiste em coletar células da gordura retirada de forma especial com auxílio de laser, neste caso da parte interna da coxa, que passa por um processo de centrifugação para extrair um conjunto de células regenerativas, sendo a principal, um tipo de célula-mesenquimal, que em seguida são injetadas na articulação do paciente.

A cirurgia foi realizada pelos médicos ortopedistas Haruki Matsunaga, que é fundador da Clínica Genus. A seu convite, esteve em Cuiabá, o médico José Paulo Gabbi, que atua no Rio de Janeiro (RJ) e é o precursor do One Step, atuando com a técnica há dois anos e oito meses no país.

“Trata-se de uma técnica que traz um conceito novo na ortopedia, que é a regeneração do tecido. Antes, diante de um desgaste, o que se fazia eram procedimentos agressivos abertos com transplante de cartilagem, enxertos de cartilagem e até substituição da articulação por prótese. Com o One Step o propósito é regenerar essa estrutura, com uma cirurgia bem menos agressiva, com menor risco de complicações e recuperação mais rápida, prorrogando e até evitando o último recurso que é a substituição protética da articulação”, explica Matsunaga.

Para José Paulo Gabbi, a nova técnica é promissora e deve trazer importantes avanços em tratamentos não apenas na ortopedia, como em outras áreas, como na oncologia e cirurgia plástica. Quanto ao uso do procedimento na ortopedia, o especialista elenca as vantagens para o paciente, na comparação com técnicas convencionais.

“Quando se faz a One Step, o paciente já sente uma melhora rápida, porque tem uma diminuição do processo inflamatório. Essas células são muito potentes para tratar esse processo inflamatório. Em médio e longo prazo vai haver a regeneração, com o crescimento da cartilagem e a cicatrização do menisco”.

Em Mato Grosso, a tecnologia que permite a realização da One Step é fornecida pela Medical Health e foi incorporada pelo Hospital São Mateus. “É um avanço muito importante para Mato Grosso a realização dessa técnica que é promissora e deve devolver qualidade de vida aos pacientes. Buscar soluções cada vez menos invasivas e mais eficientes para proporcionar atendimento humanizado é o que define a missão do Hospital São Mateus”, avalia Marilda Venzel, diretora-geral do hospital.

Assessoria

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br