Conectado por

Porto Velho

HOMENAGEM: Funcultural promove live comemorativa aos 106 anos de criação de Porto Velho

Publicado por

em

Durante a live, nesta sexta-feira (2), acontecerá o 5° encontro de bateristas de Porto Velho.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), está convidando a população para celebrar o aniversário do município que completará 106 anos de criação nesta sexta-feira (2). As comemorações que antes aconteciam no Mercado Cultural, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), acontecerá às 17 horas, de forma virtual, por meio de uma live.

Durante a live, acontecerá o 5° encontro de bateristas de Porto Velho. O encontro será transmitido ao vivo através da página da Funcultural no Facebook (facebook.com/funcultural).

O dia 2 de outubro é uma data festiva dos portovelhenses, foi exatamente nesse dia, em 1914, que Porto Velho foi elevado à condição de município do Estado do Amazonas, por meio da Lei n° 757 de 2 de outubro de 1914, sancionada no Palácio do Governo em Manaus, pelo ex-governador do Amazonas, Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa.

Porto Velho foi batizado com esse nome por conta da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), foi sobre os trilhos desta ferrovia às margens do Rio Madeira que a cidade nasceu. Em 1943, a pequena comarca do interior amazonense foi desmembrada do município de Humaitá para se tornar capital do Território Federal do Guaporé.

Com uma extensão de 34.090,95 km², Porto Velho é hoje a maior capital no país, com um território maior que os estados de Alagoas e Sergipe, superando até mesmo países como Bélgica e Israel. Com quase 540 mil habitantes, Porto Velho também é a única capital que faz fronteira com outro país, a Bolívia.

Assessoria