Conectado por

Beleza

Hidratação da pele: entenda por que você precisa se dedicar a ela


Compartilhe:

Publicado por

em

A hidratação é uma das principais etapas de cuidados com a pele. Afinal, por ser o maior órgão do corpo humano, a pele é essencial para a saúde, pois ajuda na proteção contra o meio externo. Por isso, ela precisa estar bem protegida para que consiga desempenhar suas funções vitais, como por exemplo, preservar e regular a temperatura corporal.

Uma pele bem hidratada é sinônimo de proteção, porque ela serve como um escudo contra agressões externas que facilitam o surgimento de ressecamento, infecções, bactérias e fungos, além de ficar visivelmente mais saudável.

Como acontece a desidratação da pele

A desidratação cutânea nada mais é do que uma pele ressecada, que pode ser causada por fatores genéticos, hormonais e externos. E independente da causa, é possível cuidar e evitar que o problema piore.

Há três principais camadas que estruturam a pele: primeiro a epiderme, abaixo a derme e depois a hipoderme. Todas essas camadas são responsáveis pelo equilíbrio e saúde da cútis.

Dentro das camadas citadas ficam as glândulas sebáceas, que são responsáveis por produzir uma lubrificação natural. Isso faz com que a pele normal mantenha-se hidratada e protegida.

Portanto, o ressecamento é como se houvesse diversas rachaduras na pele que causam desequilíbrio e propiciam o aparecimento de doenças, como a dermatite. Além disso, a pele fica ressecada porque não está produzindo sebo ou recebendo hidratação suficiente.

Complicações da pele ressecada

Uma pele ressecada tem aspecto opaco, presença de descamação e coceira. A ausência de hidratação também pode levar ao aparecimento de alergias, conhecidas como eczema, lesões com aspecto vermelho e descamativo associadas à coceira intensa.

A vulnerabilidade da pele sem hidratação a deixa suscetível a feridas e rachaduras que sensibilizam a região e podem até desmotivar a pessoa a usar hidratantes que possam atenuar essa situação.

Pensando nisso, Eucerin desenvolveu Aquaphor Spray, um produto para peles extremamente ressecadas. A aplicação em spray torna o processo ainda mais prazeroso e fácil porque consegue hidratar regiões sensibilizadas pelo ressecamento, promovendo conforto imediato, já que a aplicação não necessita da pressão das mãos. Com isso, aquela pele que está sensível por causa do ressecamento não sente ainda mais desconforto durante a aplicação.

Além disso, a pele ressecada também é uma realidade para os idosos, visto que com o passar do tempo, a lubrificação natural diminui e a cútis vai ficando mais sensível e fina. O Aquaphor Spray também tem a proposta de auxiliar pessoas que têm alguma restrição de mobilidade que as impedem de passar cremes em determinadas áreas.

Como manter a pele hidratada

  • Manter a pele hidratada precisa ser um exercício diário de dentro para fora. Beba cerca de dois litros de água por dia, afinal o que se ingere também se reflete na pele.
    – Evite banhos demorados e quentes, pois eles podem piorar o quadro de ressecamento. O ideal é que o banho seja breve, com água em temperatura morna.
    – Crie o hábito de hidratar a pele após o banho, porque assim ela consegue absorver melhor o produto e reter a água naquela região.
    – Escolha produtos específicos para peles ressecadas e que ofereçam praticidade. Dessa forma, vai ser difícil deixar a hidratação cutânea em segundo plano. O Aquaphor Spray, por exemplo, é um produto prático para reparar diferentes áreas do corpo que estão sensibilizadas pela desidratação.
    – Por último, mas não menos importante, não esqueça de usar protetor solar diariamente, pois a exposição aos raios UV é um dos principais fatores externos que deixam a pele ressecada e favorável à doenças.

 

Minha Vida

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento