Conectado por

Ariquemes

Há três dias de prazo, 620 pecuaristas ainda não declaram vacina da febre aftosa em Ariquemes, RO


Compartilhe:

Publicado por

em

O prazo para declarar a vacinação dos bovinos e bubalinos pela 45ª Campanha da Febre Aftosa encerra na próxima quinta-feira (22) em Rondônia. Nesta segunda-feira (19), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) de Ariquemes informou que mais de 80% dos pecuaristas declararam a vacina, mas que 620 produtores ainda não comunicaram a vacinação na agência local.

P U B L I C I D A D E

Nesta etapa da campanha, os animais de até 24 meses foram vacinados até o último dia 15 de novembro e para fazer a declaração das doses aplicadas, os produtores devem levar a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho imunizado. O município possui um rebanho em mais de 480 mil animais.

Segundo a Idaron, os pecuaristas e produtores que deixarem de vacinar serão multados em R$ 163,02 por animal não vacinado. Quem não declarar a vacinação dentro do prazo pagará multa de R$ 163,02 por propriedade.

Conforme o veterinário da Idaron, Murilo Freitas, a previsão da agência é que o estado se torne área livre de febre aftosa sem a vacinação após 46ª Campanha de Vacinação, que acontece entre os meses de abril e maio de 2019.

“É um caminho natural que a Idaron segue junto com o produtor rural e o setor produtivo para que tenhamos um estado livre de aftosa sem vacinação. Com isso, teremos o patrimônio pecuário do estado valorizado, assim como toda a sociedade será beneficiada com outros mercados alcançados para a venda dos nossos produtos de origem animal”, comentou.

Para os produtores que não declararem a vacina, além da multa ainda será notificado e o motivo de ele não ter declarado será apurado pela Idaron.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br