Conectado por

AL/MT

Governo deve encaminhar projeto à AL MT para regulamentar uso obrigatório de máscara no combate do Covid-19 em MT


Compartilhe:

Publicado por

em

O governo de Mato Grosso deve encaminhar, ainda nesta semana, um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que regulamenta a obrigatoriedade das máscaras de proteção como prevenção ao coronavírus.

P U B L I C I D A D E

O secretário da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, disse, nesta segunda-feira (13), que ainda não há como aplicar multas ou punição aos moradores já que não há uma lei específica sobre isso.

“A Casa Civil nos informou que vai encaminhar, ainda nesta semana, um projeto de lei para ser aprovado na ALMT. Até que se torne lei, o governo conta com o bom senso dos moradores para que usem a máscara”, declarou o secretário.

O Governo de Mato Grosso anunciou no domingo (12) que fará uma série de ações de conscientização, durante esta semana, em decorrência da obrigatoriedade do uso da máscara em empresas privadas e nos órgãos da administração pública.

O governo também prevê multa para que não cumprir, no entanto, ainda não divulgou detalhes de como será a penalidade.

O objetivo é sensibilizar as pessoas pela necessidade do uso da proteção, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, tanto ao cidadão quanto às empresas.

No dia 3 de abril, o governador Mauro Mendes lançou a campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, em que demonstra, seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido.

Assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.

Casos de coronavírus em Mato Grosso

O último balanço dos casos de Covid-19 divulgados pela SES apontava 123 casos confirmados e três mortes em consequência da doença. A terceira morte foi a de um rapaz de 34 anos, que não fazia parte do grupo de risco, em Aripuanã, nesse sábado (11).

A quarta morte foi confirmada nesta segunda-feira em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Segundo informações prestadas pelo hospital, o homem, morador de Rondonópolis, voltou de viagem a São Paulo onde fazia tratamento para câncer no sábado (4) e procurou auxílio médico com sintomas respiratórios.

O médico informou no registro de óbito que a morte ocorreu em decorrência de insuficiência respiratória aguda, pneumonia e neoplasma do intestino.

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br