Conectado por

Cacoal

Governo de Rondônia distribui mais de 5 mil doses da vacina contra a gripe para a Região do Café


Compartilhe:

Publicado por

em

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) fez a distribuição dos imunizantes que fazem parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2021 aos 52 municípios rondonienses. A vacina protege contra três tipos de vírus: o Influenza A (H1N1 e H3N2) e o Influenza B. Em Cacoal, a vacinação já está disponível para grupos prioritários nas unidades básicas de saúde. Nesta primeira etapa foram distribuídas 5.120 doses aos municípios da Região do Café, sendo 2.710 para atender Cacoal.

P U B L I C I D A D E

Vale ressaltar que na vacinação contra a gripe, fazem parte do grupo prioritário crianças com idades entre seis meses e seis anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde e também povos indígenas. Essa divisão é feita para distinguir a imunização contra a covid-19, que vem sendo realizada. Em todo o Brasil, conforme meta do Ministério da Saúde, 25% da população deve ser imunizada apenas nesta primeira etapa da campanha contra a gripe.

Idosos com mais de 60 anos e professores devem ser os próximos a serem imunizados. Na sequencia será a vez dos integrantes das forças de segurança e salvamento, além de pessoas com comorbidades, trabalhadores de transporte coletivo, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e pessoas privadas de liberdade.

Em todo o estado de Rondônia, a aplicação da vacina é coordenada pelas secretarias municipais de Saúde. Para a vacinação, é importante levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinas.

COVID-19

Com duas campanhas de vacinação acontecendo simultaneamente, de gripe e covid-19, a orientação é que seja priorizada a vacinação contra o novo coronavírus. O Governo alerta ainda que deve ser respeitado um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra a covid-19 e a vacinação contra a gripe.

“Em um momento de sobrecarga no sistema de saúde, a vacinação contra a gripe se torna ainda mais relevante para aliviar esse cenário. Com a imunização, é possível reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações”, destacou a gerente regional de Saúde do Governo de Rondônia, Rita de Cássia Nonato.

Rondonia.ro.go.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br